#VCcomaBNT Destaque

Colônia Sutil de PG terá poço artesiano revitalizado após um ano sem água

O vereador Professor Careca afirmou que o poço artesiano será reparado, com a liberação de uma emenda parlamentar de R$180 mil do deputado federal Aliel Machado

Moradores da comunidade quilombola Colônia Sutil, em Ponta Grossa, enfrentam uma crise de falta de água desde o início de 2023. Mesmo após protocolos e abaixo-assinados encaminhados à Sanepar e à prefeitura, a situação ainda não foi solucionada.

Os residentes relatam que estão sem água potável desde o início do ano passado e, apesar das tentativas de contato com a Sanepar, a resposta foi que uma bomba de água estava defeituosa. Após um reparo, o problema persiste. A comunidade recebeu ocasionalmente um caminhão pipa da Sanepar, mas a quantidade de água fornecida é insuficiente para atender às necessidades de todos.

Um abaixo-assinado foi encaminhado à prefeitura no início de 2023, solicitando a reforma do sistema de abastecimento de água, mas até agora nenhuma ação foi tomada. Os moradores, que precisam recorrer a um córrego próximo para obter água não tratada, enfrentam dificuldades devido ao estado deteriorado do reservatório de água, que apresenta ferrugem.

Relembre: Há um ano sem água, moradores da Colônia Sutil são obrigados a coletar água de córrego

BOAS NOTÍCIAS

O vereador Professor Careca, junto ao secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, se reuniu na tarde de ontem (22) com moradores e líderes da comunidade para discutir a situação.

Careca afirmou ao portal BNT que o poço artesiano que abastece a comunidade será consertado, além disso explicou que a emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Aliel Machado, através da Itaipu Binacional para consertar o poço será liberada em março deste ano. Ouça abaixo:

A verba de R$1,8 milhão será destinada para as obras de instalação de tubulação, caixas d’água, sistemas de abastecimento de água, caminhões de coleta seletiva, cisternas e revitalização do poço. Além disso, a comunidade Santa Cruz também será contemplada para a revitalização do poço artesiano e outras melhorias na distribuição de água.

Bruno Costa também confirmou que a reunião serviu para propor soluções em conjunto aos coordenadores. “Nos reunimos pela manhã de segunda (22) com os responsáveis da coordenação do poço artesiano das comunidades Sútil e Santa Cruz, para levantarmos as demandas necessárias a realização dos trabalhos na rede de abastecimento de água da região”, disse.

E ressaltou que o problema deve ser resolvido em conjunto da sociedade com os órgãos públicos. “O próximo passo será propor soluções em conjunto aos coordenadores, para que junto à comunidade possamos resolver os problemas referentes à rede de abastecimento. Vale ressaltar que a pedido da secretaria de agricultura, para que a comunidade não fique sem água, a região está sendo atendida com caminhões pipa da Sanepar”, explicou.


    Lucas Portela

    Lucas Portela

    Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

    Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone