Estão abertas as inscrições do concurso para a escolha do design dos rótulos das cervejas oficiais do Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, na região de Itaiacoca. Podem participar da iniciativa maiores de 18 anos que tenham interesse em promover sua arte e criatividade, além de empreendedores criativos, como artesãos, designers, ilustradores, fotógrafos, artistas e demais profissionais. O prazo de inscrição vai até o dia 10 de outubro.
O concurso é uma ação conjunta entre o Buraco do Padre, o Sebrae/PR, a Associação Ponta-Grossense da Indústria Cervejeira (Apic), a Secretaria Municipal de Turismo e a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. O objetivo é estimular a inovação e a criação, além de promover e valorizar os criativos da região.
“Esperamos envolver nessa iniciativa a comunidade da região dos Campos Gerais. O concurso é uma forma de promover a cultura e o empreendedorismo regional, além de aumentar o nível de consciência e a conexão do público em relação ao bioma e cultura locais”, comenta o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho.
Será escolhido um rótulo para cada um dos quatro estilos de cervejas artesanais (Pilsen, APA, IPA e Witbier) que serão “marcas” do atrativo turístico, visitado anualmente por 50 mil turistas do Brasil e do exterior. Os estilos foram selecionados no mês passado em uma degustação às cegas realizada por um corpo de jurados.
Uma das obrigatoriedades para participar do concurso é que o participante seja morador de um dos municípios da região dos Campos Gerais, incluindo Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
Para o concurso foram definidos quatro temas, que são “atrativos naturais”, “fauna local”, “flora local” e “tradição e cultura”. Em cada um deles foi feita uma subdivisão. No tema “atrativos naturais”, por exemplo, o rótulo para o estilo Pilsen deve remeter ao Buraco do Padre; no estilo APA ao Poço Encantado; no estilo IPA à Fenda da Freira, e no estilo Witbier ao Setor Macarrão.
Os participantes devem se inscrever em, no mínimo, um dos temas listados e é necessário desenvolver a arte para os quatro estilos de cerveja dentro do tema desejado. Os interessados podem submeter mais de um grupo de design para qualificação. A submissão de apenas um rótulo será desqualificada.
A ação acontece em duas etapas, sendo que na primeira delas, que acontece de 10 a 12 outubro, todos os rótulos serão analisados por uma equipe técnica interna, que validará se todos os itens estão de acordo com o dispositivo do regulamento e com os valores e propósito do Parque de Natureza Buraco do Padre. A inovação, originalidade e atrativo também serão analisados. Serão qualificados, nesta etapa, até oito participantes.
Já na segunda etapa, os rótulos selecionados na etapa 1 serão escolhidos por votação popular, de 13 a 19 de outubro, e será realizada pelo Instagram do Buraco do Padre. A premiação acontece no dia 23 de outubro. O primeiro colocado recebe R$ 1.500 e o segundo R$ 500, além ingressos cortesia para quatro pessoas no Buraco do Padre, um pack com 24 cervejas especiais produzidas em Ponta Grossa e 10 horas de consultorias com o Sebrae/PR. Para mais informações sobre o concurso acesse o link.
“O concurso é um estímulo ao empreendedorismo e abre oportunidade para os profissionais criativos da região. É uma forma de fomentar a inovação e a criatividade promovendo o desenvolvimento regional através do turismo, setor economicamente importante para o Estado”, frisa a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.