Em um grupo praticamente igual ao da Copa do Mundo de 2018, a Seleção Brasileira enfrentará Sérvia, Suíça e Camarões na fase de grupos da Copa do Catar, e se em 2018 o confronto contra a Sérvia foi o último da fase de grupos, desta vez será logo na estreia, às 16h desta quinta-feira.
Histórico Sérvio nas Copas
A Copa do Catar será a quarta Copa do Mundo da Sérvia como país independente, isso porquê fez parte também da Iugoslávia, que participou de Copas entre 1930 e 1990. Em 2006, a participação foi sob o nome de Sérvia e Montenegro, e de 2010 em diante, foi apenas como Sérvia.
[RELACIONADAS]
Considerando a Copa de 2006, a Sérvia classificou para 4 de 5 Copas, com exceção da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. Contudo, nunca conseguiu sair da fase de grupos. Em 2010 e 2018, teve uma vitória e duas derrotas nos três jogos na fase inicial do torneio.
Destaques da Seleção Sérvia
Mesmo sendo um país com apenas 6 milhões de pessoas, a Sérvia tem conseguido manter uma equipe de qualidade para sua seleção nacional.
Na defesa, o goleiro Dmitrovic, do Sevilla, é o titular. Os zagueiros Pavlovic, do RB Salzburg, e Milenkovic, da Fiorentina, oferecem muita força e um grande perigo no jogo aéreo, algo que o técnico Tite certamente trabalhou com o sistema defensivo brasileiro, principalmente quando falarmos dos atacantes sérvios.
No meio de campo, o principal nome sérvio é o Sergej Milinkovic-Savic, meia da Lazio que é constantemente ligado a clubes como Liverpool, Real Madrid, Barcelona e Juventus. Além dele, também vale citar o Filip Kostic, que atualmente joga na Juventus, e faz o corredor esquerdo do campo, atuando como ponta-esquerda, ou por vezes até como lateral. No sistema sérvio, ele costuma atuar como uma válvula de escape em velocidade.
A verdadeira ameaça da Sérvia fica no ataque, com a dupla Vlahovic, da Juventus, e Mitrovic, atacante do Fulham que tem brincado de fazer gols na Premier League. Vlahovic, que tem 1,90 e uma canhota assustadora, marcou 8 gols e 3 assistências em 17 jogos nesta temporada.
Mitrovic, que também é alto e tem 1,89, tem números ainda melhores nesta temporada: incríveis 15 gols em 17 jogos, sendo 6 gols em 5 jogos pela Seleção na UEFA Nations League, além de 9 gols em 12 jogos na Premier League, atuando por um time de meio de tabela. Na última temporada, quando o Fulham estava na segunda divisão inglesa, Mitrovic marcou surpreendentes 43 gols em 44 jogos, um gol a cada 89 minutos jogados.
Agenda da Sérvia
A Seleção da Sérvia estreia contra o Brasil nesta quinta-feira, às 16h. Na sequência enfrenta Camarões, às 7h do dia 28, e termina a fase de grupos contra a Suíça, às 16h do dia 2.