Olá leitores do Portal BNT, é um grande prazer compartilhar fatos interessantes que ocorrem em nossa região. Durante o mês de janeiro alguns fenômenos ufológicos foram registrados em nossa cidade, conforme já relatados em matérias anteriores aqui no canal. Durante o mês de fevereiro, os avistamentos continuaram, e muitos foram os relatos apresentados. A equipe de pesquisadores da Academia de Estudos Exológicos e Yoga analisou e acompanhou vários episódios, e você pode conferir um pouco destes avistamentos na plataforma do Youtube: (https://www.youtube.com/live/Y3GmRfy_TrY?feature=share)
Março iniciou e novos fatos acontecendo. Nos últimos dias um número grande de registros foram realizados, e estes fotografaram e filmaram dois objetos luminosos em direção ao pôr do sol. O que seria???
Eis a pergunta que muitos nos fizeram, e a resposta é simples. Nem tudo que vemos no céu são óvnis, temos satélites, estrelas, planetas, asteroides, meteoritos etc. No caso em questão, os planetas Vênus e Júpiter estão exibindo este espetáculo.
Em algumas situações acontece um fenômeno conhecido como conjunção planetária, que acontece quando um planeta se alinha com uma lua, estrela ou outro planeta de forma que, da Terra, eles parecem estar colidindo. Essa proximidade dos planetas é uma ilusão de ótica, na realidade, eles estão muito distantes uns dos outros. Uma conjunção pode incluir outros objetos celestes além dos planetas, por exemplo, luas, asteroides ou estrelas. Se você não conseguiu ver, ainda no mês de março teremos outras oportunidades, se liga nas datas:
16 de março: conjunção Mercúrio-Netuno
Em 16 de março, às 17h28 GMT, Mercúrio se encontrará com Netuno a uma distância de 22′. Netuno (magnitude de 7,9) estará localizado na constelação de Peixes, e Mercúrio (magnitude de -1,7) estará na constelação vizinha de Aquário.
28 de março: conjunção Mercúrio-Júpiter
Em 28 de março, às 04h53 GMT, Mercúrio passará a 1°16′ de Júpiter, quando eles se encontrarem na constelação de Peixes. Mercúrio, com uma magnitude de -1,5, brilhará intensamente ao lado de Júpiter (magnitude de -2,0). Ambos os planetas estarão visíveis a olho nu logo após o pôr do sol.
30 de março: conjunção Vênus-Urano
No dia 30 de março, às 21h09 GMT, Vênus e Urano passarão a 1°13′ um do outro. Os planetas se encontrarão na constelação de Áries. Vênus brilhará intensamente com uma magnitude de -4,1, visível a olho nu, e Urano, com uma magnitude de 5,8, precisará de binóculos para ser observado.
E em 17 de maio, às 12h51 GMT, Júpiter (magnitude de -2,0) e Mercúrio (magnitude de 1,6) chegarão a 6° um do outro. Júpiter estará localizado na constelação de Peixes, enquanto Mercúrio estará em Áries. Ambos os planetas estarão visíveis a olho nu pouco antes do amanhecer.
Para o astrônomo amador Mauricio Jose Kaczmarech, NÃO É OVNI, É CONJUNÇÃO PLANETÁRIA! “Agora com a nebulosidade dando uma trégua aos ponta-grossenses, certamente alguém deve ter notado à noite, um par de luzes sobre o horizonte oeste (onde o Sol mergulha no final da tarde!). Na semana passada tivemos notícias de luzes estranhas sobre a região dos Alagados e os noticiários internacionais relatam sobre balões e objetos estranhos sobrevoando os Estados Unidos, a China e o Brasil. Mas neste caso das duas luzes, é o fenômeno da conjunção planetária. São planetas de nosso sistema solar, que em certas épocas de suas trajetórias no céu, se aproximam uns dos outros, resultando em um conjunto de astros, uma conjunção.
É um fenômeno ilusório, pois na realidade os planetas estão afastados por milhões de quilômetros entre si, mas vistos da Terra, podemos nos iludir que estão próximos, ou seja, é uma proximidade aparente e não física. Como o planeta Vênus tem um movimento mais rápido no céu, ele se afastará de Júpiter. A maiores “proximidades” entre os dois acontece nos próximos dias, depois a distância aparente entre os dois, aumentará, desfazendo o “casal celeste” …conjunção.
Quem, ao anoitecer e início da noite, olhar o céu sobre o horizonte oeste, poderá ver esse interessante fenômeno, identificando dois planetas nossos vizinhos e em um par chamativo, pois são os dois planetas mais brilhantes do céu. Vênus por ser um vizinho próximo e ser dominado por uma atmosfera densa e coberta de nuvens brancas, fazem o planeta refletir muita luz solar incidente, o tornando, o planeta mais brilhante do céu.
Já Júpiter, é o gigante do Sistema Solar (139 mil 820 km contra apenas 12 mil e 742 da Terra) e por estar mais afastado da Terra do que Vênus, se mostra como o segundo planeta mais brilhante do céu. E com o uso de um simples binóculo, deixa aparecer suas quatro maiores luas, que giram ao redor do planeta e por isto, a cada momento, lentamente deslocam-se para outra posição em relação à Júpiter (algo facilmente notado em uma segunda observação em uma noite seguinte).
Quem tiver telescópio poderá ainda ver as faixas de nuvens, pois apesar de Júpiter também ser coberto por nuvens, apresenta nuvens coloridas que se destacam. Entretanto, é interessante observar logo ao anoitecer, pois o movimento aparente, leva os dois planetas a mergulharem por trás de construções ou árvores e mesmo ser obstruídos pelas nuvens que comumente estão presentes sobre o horizonte. E também aproveitar o céu com menos nuvens, que encobrem qualquer fenômeno celeste”.
Como pesquisadores, recebemos inúmeros relatos classificados como óvnis, mas após observações e estudos aprofundados, se necessário, a maioria é explicável e descartado a possibilidade de ser óvni ou algo inexplicável.
Para o nosso leitor conhecer mais sobre os corpos celestes, óvnis e outros fenômenos desta temática estamos oferecendo a oportunidade de participar de uma vigília na cidade de Ponta Grossa, em uma fazenda. Caso queira participar, é só entrar no grupo de whatsapp ( https://chat.whatsapp.com/FFNs1lOIo8b4k19ah0IDR0 ) para receber mais informações sobre data, valores e outras informações.
______________________________
Assista outras entrevistas e tudo que aconteceu nas lives do CANAL DA ACADEMIA DE ESTUDOS EXOBIOLÓGICOS E YOGA no link: https://www.youtube.com/@academiadeestudosexobiolog708
______________________________
Inscreva-se no canal e fique por dentro de todas as novidades sobre os mistérios que o mundo tem e que poucos sabem.
Dirceu Klemba