O Conselho Municipal da Cidade de Ponta Grossa vai analisar, no 22 de maio, a inclusão do terreno da nova fábrica da XBRI Pneus no perímetro urbano do Município. Isso porque parte da área onde a empresa será instalada está fora do zoneamento industrial. A reunião vai ocorrer às 14h, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano.
A proposta, que tramita sob o Processo Oxy nº 27975/2025, busca a inclusão da parte do terreno da fábrica no Perímetro Urbano para garantir que todo o local de instalação da futura planta industrial esteja inserido na zona de uso industrial da cidade. Os conselheiros vão avaliar ampliação do perímetro urbano do município, incluindo o terreno na área de zoneamento industrial.
Leia mais: GCM apreende mais de 85 quilos de drogas nos primeiros meses de 2025 em PG
Para que a ampliação do perímetro urbano entre em vigor, é necessária uma primeira análise no Conselho das Cidades. Em seguida, o processo será submetido a uma audiência pública, realizada pelo Instituto de Planejamento Urbano de Ponta Grossa e posteriormente, será votado na Câmara Municipal.
Caso a medida seja aprovada pelos vereadores, ela é então encaminhada para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (União).
Planta
A nova fábrica da XBRI Pneus contará com um aporte de R$ 6,2 bilhões e será desenvolvida por meio de uma joint venture com a Linglong Tires, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
A planta vai ocupar um terreno de 1,25 milhão de m² e terá capacidade para produzir 12 milhões de pneus para veículos de passeio e camionetes, 2,4 milhões para caminhões e ônibus e 200 mil para uso industrial e agrícola. O projeto inclui uma usina fotovoltaica própria e uma planta de reciclagem de pneus.