A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, divulgou nesta semana que a Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu mais de 85 quilos de drogas nos primeiros quatro meses de 2025. O dado foi confirmado pela Divisão de Inteligência e Apoio Técnico (DIAT) da corporação, com base nos boletins de ocorrência registrados entre janeiro e abril.
De acordo com o secretário da pasta, Guilherme Rangel, o número expressivo é resultado direto dos investimentos realizados pela atual gestão municipal na área de segurança pública. “A apreensão desse volume de drogas demonstra a importância dos investimentos que vêm sendo direcionados pela Prefeitura no fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal, incluindo o incremento em estrutura, armamentos, novas viaturas e na contratação de novos agentes para reforçar o trabalho desenvolvido na proteção da comunidade”, destaca o secretário de Cidadania e Segurança Pública”, afirmou o secretário.
As ações fazem parte do planejamento de patrulhamento preventivo e ostensivo promovido diariamente pela GCM. O inspetor comandante da corporação, Alessandro de Macedo, destacou que a utilização de tecnologia, como videomonitoramento e sistemas de rastreamento, além da integração com outras forças de segurança, tem sido essencial para alcançar os resultados.
“Para se ter uma ideia, esse total de 85 quilos representa cerca de 22% do total apreendido pelos nossos agentes em todo o ano de 2024, quando ultrapassamos os 400 kg de drogas. Trata-se de um número muito expressivo, ainda mais devido ao fato de que a maioria das ocorrências atendidas pela GCM envolvem situações de microtráfico, ou seja, prisões e apreensões que envolvem pequenas quantidades de entorpecentes”, explicou o comandante.
Além do combate ao tráfico, a Guarda Civil também atua em outras frentes, como rondas escolares, proteção ao patrimônio público e atendimento a ocorrências de urgência e emergência. Com o reforço no efetivo e a modernização dos equipamentos, a expectativa da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública é ampliar ainda mais os resultados ao longo do ano. Com Assessorias