Eleições 2024

Convenções partidárias para a escolha dos candidatos começam neste sábado (20)

Imagem do WhatsApp de 2024-07-20 à(s) 11.24.28_849ab0e0
Imagem: José Cruz | Agência Brasil
Todas as legendas devem realizar convenção eleitoral até o dia 05 de agoasto para definir quem serão os candidatos desta eleição

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 05 de agosto. Para sair candidato, o político deve estar regulamente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.

O primeiro turno das eleições será no dia 06 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à Prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

Convenção

As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).

A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.

Situação em Ponta Grossa

Dos quase 30 partidos existentes no Brasil, a maioria possui diretório em Ponta Grossa: Republicanos, PP, PDT, PT, MDB, Rede, Podemos, PL, Cidadania, PRD, DC, PRTB, Novo, PSB, PV, União Brasil, PSDB, PSOL, PSD, PCdoB, Avante e Solidariedade. 

Todas as legendas devem realizar convenção eleitoral para definir quem serão os candidatos desta eleição. Cada uma das siglas têm direito de lançar até 20 nomes para concorrer à Câmara Municipal, além de poder lançar ou apoiar um candidato à prefeito(a).

Registro de candidaturas

Após a escolha dos candidatos, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. O registro de candidatura é feito por meio de um sistema eletrônico chamado CANDex e será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer.

Propaganda 

A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa no dia 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas.

A partir desta data, os candidatos poderão fazer carreatas, comícios e panfletagem entre as 8h e às 22h. Anúncios pagos na imprensa escrita e na internet também estarão liberados.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão no primeiro turno será iniciado no dia 30 de agosto e vai até 03 de outubro. 

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Conselho de Saúde se posiciona sobre votação da UPA de Uvaranas e diz que haverá nova votação


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR