Paraná

Copel lança edital para bolsas de estudo e estágios em Engenharia Elétrica para cotistas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
A bolsa oferecida equivale a um salário-mínimo regional paranaense ao longo de até três anos e é acompanhada de outros benefícios, como a cessão de um notebook

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a uma bolsa de estudos, mentoria e período de estágio remunerado na Companhia Paranaense de Energia, a Copel. A seleção de 15 bolsistas será feita por meio de um novo edital publicado pelo programa Aluno Energia.

O programa foi lançado em 2023 e tem o objetivo de apoiar os estudantes e auxiliar no combate à evasão nos cursos de Engenharia Elétrica. No primeiro processo seletivo, a oportunidade se restringiu aos universitários da capital paranaense; agora, a atuação do programa se expande para todas as regiões do Estado.

Leia também: Não é golpe: Copel alerta que conta de luz tem mudança no visual

O novo edital publicado pela Copel está aberto até o dia 02 de maio para inscrições de interessados que estejam iniciando o curso. Entre os requisitos listados, está o ingresso por sistema de cotas, ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública e não possuir outra fonte e renda. As etapas de seleção incluem apresentação de documentos, elaboração de vídeo e redação, e uma entrevista final. O resultado será divulgado no dia 12 de junho.

Para manter-se no programa, os participantes deverão manter alta frequência às aulas e passar por avaliações. “Estamos seguros de que o Aluno Energia fará a diferença na vida desses jovens. E, posteriormente, eles é que farão a diferença para toda a sociedade”, afirma o superintendente de Projetos Especiais da Copel, Julio Omori.

A bolsa oferecida equivale a um salário-mínimo regional paranaense ao longo de até três anos e é acompanhada de outros benefícios, como a cessão de um notebook, acompanhamento por um tutor da empresa e a oportunidade de estágio remunerado na Companhia, nos anos finais da graduação.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), relativos a 2022, indicam uma taxa de permanência média de 56% nos cursos de Engenharia Elétrica que possuíam alunos com matrículas ativas, no Brasil.

INCENTIVO À EDUCAÇÃO – Como signatária do Pacto Global da ONU, mais recentemente a Copel adotou as ações para uma educação de qualidade como prioritária entre suas contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ao lado de metas relativas à eficiência energética e expansão da energia limpa e renovável, entre outras. Os objetivos foram elencados a fim de estimular ações positivas a serem realizadas até 2030, com o engajamento de empresas, órgão públicos e instituições do terceiro setor.

Historicamente, a Copel incentiva a formação de novos profissionais, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor elétrico, tendo tido participação importante inclusive da formação de instituições hoje relevantes no cenário nacional, como o Laboratório Lactec e o Instituto de Meteorologia Simepar.

A empresa financia projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados no Interior de instituições de ensino e pesquisa, promove uma Hackathon anual de inovação para estudantes de graduação, e é reconhecida como uma das dez empresas de energia elétrica e energias renováveis mais ativas em inovação aberta no Brasil, graças à interação com startups – jovens empresas que não raro têm seu berço em projetos de empreendedorismo universitário.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa