#VCcomaBNT

Não é golpe: Copel alerta que conta de luz tem mudança no visual

Reprodução/arte BNT
Confira as mudanças visuais no novo modelo de conta de luz e a explicação do superintendente comercial da Copel, Breno Castro

Vídeos sobre um suposto golpe em contas de luz começou a circular nas redes socias, mais precisamente em grupos do Whatsapp, nesta semana. As imagens mostravam a comparação de duas contas e havia algumas diferenças visuais, seguido de mensagens “induzindo as pessoas a não pagar a conta da Copel”, contou o internauta que encaminhou a denúncia ao Portal BnT. A reportagem foi checar a veracidade da informação e a Copel alerta: não é golpe.

A diferença das contas dos meses passados para agora trata-se de mudança no visual. “A Copel esclarece que a conta de luz dos consumidores está passando por alteração de visual, o que tem provocado a circulação de informações equivocadas em redes sociais”, explicou a empresa.

O caso ganhou força, as pessoas começaram a acreditar que realmente se tratavam de golpe e estão deixando de pagar as contas. O denunciante do caso contou que a vizinha já não iria pagar a conta, no áudio ela dizia: “acredita que estou com uma conta falsa aqui! Eu achei que veio muita luz, muito caro. Você me salvou de um golpe, é bem como no vídeo que não tem esse símbolo do lado da Copel, então é falto. Eu iria pagar hoje”.

O alerta é para que a população se informe por fontes seguras, não apenas por informações que circulam em grupos de Whatsapp. É necessário checar de onde vem a informação e se as empresas ou pessoas relacionadas ao assunto se pronunciaram sobre o caso.

O que mudou?

Para proteger a identidade do cliente, o “número do cliente” foi retirado da conta, e no campo CPF só aparecem os quatro últimos dígitos.

Esta transição ocorre gradualmente em todo o Paraná. Por isso, ambas as versões continuam valendo e são verdadeiras.

A Copel orienta sobre como garantir a segurança no pagamento da conta de luz, em três passos:

  • Acompanhe seu histórico de consumo, aqui pelo site ou aplicativo. Nestes canais, é possível conferir se o valor é o correto. Também é possível emitir uma segunda via para pagamento diretamente no sistema da empresa.
  • No momento do pagamento, confira se ele está endereçado corretamente para a Copel Distribuição. No pagamento por PIX, aparecem ainda o CNPJ da empresa e o banco de recebimento.
  • O recebimento da conta por e-mail ou WhatsApp mais a programação de débito automático em conta são boas opções para reforçar a segurança.

O superintendente comercial da Copel, Breno Castro, explica em vídeo o que está mudando; assista: 

Confira as mudanças visuais no novo modelo de conta de luz emitido pela Copel: 

Copel/art BNT

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone