Destaque Política

Cotado para a prefeitura de PG, Aliel Machado fala sobre possível candidatura

BNT
Parlamentar afirmou que o seu grupo político deve debater primeiramente um projeto de governo para Ponta Grossa antes de decidir um candidato

Cotado para a prefeitura de Ponta Grossa nas próximas eleições municipais, o deputado federal Aliel Machado (PV) comentou sobre a possível candidatura em uma entrevista exclusiva ao portal BNT, no programa “Papo Aberto”.

Aliel, que atualmente está no terceiro mandato na Câmara Federal, declarou que as pessoas sempre o procuram para debater pautas locais. “Eu sempre recebo diversas reclamações da população local, porque as pessoas não diferenciam o mandato, elas procuram a liderança. E 99% destas demandas são para discutir pautas que são de prefeito”, declarou.

Apesar de estar em grupos diferentes, Aliel firmou um “acordo de cavalheiros” com a prefeita Elizabeth para contribuir com a atual gestão na busca de recursos, mas destaca que em 2024 o cenário será diferente. “Eu estabeleci um acordo com a prefeita para estar à disposição para ajudar a cidade. Agora em 2024, não é dessa maneira que vamos contribuir. Nós vamos apresentar um projeto alternativo para a cidade, diferente do que está aí. Nós vamos contribuir com um grupo político, mas não necessariamente com o Aliel na liderança”.

De acordo com o deputado, ele e outros partidários de seu grupo político vão montar um projeto de governo para a cidade, mas ainda sem nome definido, pois, para Aliel, é importante debater as propostas antes de escolher um nome oficial. “A ideia de se consolidar um candidato a prefeito precisa ser construída coletivamente com uma proposta, um plano de governo que discuta todos os assuntos”, disse.

Candidaturas cotadas

No Brasil, cerca de 60 deputados federais devem sair do mandato para tentar uma vaga de prefeito em seus “nichos” eleitorais. Aliel é um deles, devido a sua popularidade e liderança dentro da federação de partidos que apoia o presidente Lula (PT) em Ponta Grossa. Em 2022, Aliel foi o terceiro deputado federal mais votado em PG, com 20.823 votos, atrás somente de Jocelito Canto (PSDB), que teve a candidatura indeferida, e Sandro Alex (PSD), hoje secretário de Estado.

Leia mais: Deputado Federal Aliel Machado detalha projeto sobre mercado de carbono em entrevista exclusiva

Além de Aliel, os deputados paranaenses Luciano Ducci (PSB) e Carol Dartora (PT) devem deixar o mandato para concorrer à prefeitura de Curitiba. Luiza Canziani (PSD) e Filipe Barros (PL) são cotados para a corrida eleitoral em Londrina.


    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone