#VCcomaBNT

Cratera preocupa moradores de condomínio do Jardim Carvalho em PG

WhatsApp Image 2025-01-20 at 165334 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-01-20 at 165334
Reprodução: Imagens cedidas
Deslizamentos ocorrem desde o mês de dezembro devido à chuvas no município; moradores cobram soluções definitivas.

Uma cratera surgiu nos fundos do Condomínio Porto Belvedere, situado no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa. A falha existe desde dezembro, por conta de uma chuva intensa na segunda quinzena daquele mês e aumentou com as chuvas ocorridas no último sábado, no município.  

A equipe de reportagem conversou com uma moradora do condomínio, que relatou como os problemas estão impactando os residentes. “A parte de trás do condomínio desmoronou e agora caiu o muro. Ainda não caiu o asfalto, mas desmoronamento é assim, do nada pode estar tudo no chão”, explica. 

Leia mais: Aliel Machado destina R$ 2 milhões para cinco municípios do Paraná

Uma imagem vista de cima mostra o tamanho da cratera que se abriu no local. Sinalizado por uma seta amarela, um poste de iluminação que está prestes a ser levado pela cratera. Outros três postes (sinalizados em vermelho) também correm riscos de cair, caso o primeiro seja levado e impactar a iluminação da região. 

WhatsApp Image 2025-01-20 at 172632 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-01-20 at 172632
Imagens cedidas

O problema existe desde dezembro, por conta de uma chuva intensa que ocorreu em Ponta Grossa. A Defesa Civil informou que “realizou uma vistoria no local no final de dezembro, sendo feita a interdição parcial da via interna do Condomínio, que aguarda a construtora responsável realizar os devidos reparos”

A responsável pela construção e administração do Condomínio é a Construtora Rottas. A entrevistada opinou à equipe de reportagem que as medidas da construtora não foram suficientes. “No primeiro deslizamento, eles apenas isolaram a área. Agora, na segunda vez, eles colocaram lona. Porém, ainda não resolveram o problema”, relata.  

Veja vídeos recebidos pela equipe de reportagem que mostram a situação da cratera com proximidade. 

O Portal BnT entrou em contato com a Construtora Rottas para saber quais providências a entidade está adotando em relação à cratera. Em relação ao primeiro deslizamento, a Rottas diz que “a área foi isolada e cinco especialistas foram consultados para garantir a melhor solução para a recuperação do local”, diz em nota oficial. 

A Construtora aponta que, apesar do tamanho da cratera, as residências não têm risco estrutural e que uma solução estrutural está em fase de planejamento. “As obras de recuperação já estão sendo planejadas e têm previsão de conclusão em até 90 dias, considerando condições climáticas favoráveis”.

Confira a nota completa na íntegra. 

Ponta Grossa, 21 de janeiro de 2025. 

A Construtora Rottas informa que em decorrência das fortes chuvas registradas na segunda quinzena de dezembro, houve um deslizamento de terra na área de proteção (talude) onde estava localizado o Mirante do empreendimento Porto Belvedere, em Ponta Grossa. Esse evento comprometeu a estrutura da calçada e da caixa de contenção do condomínio.

Desde o ocorrido, a Rottas tem atuado de forma imediata, enviando sua equipe técnica para avaliação e adotando todas as medidas emergenciais necessárias para garantir a segurança dos moradores. A área foi isolada e cinco especialistas foram consultados para garantir a melhor solução para a recuperação do local.

É importante ressaltar que a solução para este tipo de situação, para além das medidas emergências já adotadas, envolve um processo complexo que demanda análises técnicas detalhadas, estudos geotécnicos e projetos específicos para garantir um reparo definitivo e seguro. Trata-se de um trabalho criterioso que visa evitar novos incidentes. 

No último sábado, 18 de janeiro, uma nova chuva intensa causou um novo deslizamento, reforçando a necessidade de uma solução estrutural definitiva que está já em fase de planejamento. Segundo nossos consultores técnicos, as residências próximas não apresentam risco estrutural.

A Construtora Rottas tem prestado total assistência aos moradores desde dezembro, incluindo a oferta de hospedagem temporária para maior conforto durante os reparos – opção que não foi acionada pelos condôminos. Reforçamos que as obras de recuperação já estão sendo planejadas e têm previsão de conclusão em até 90 dias, considerando condições climáticas favoráveis.

A Rottas vem, através desta nota oficial, reiterar seu compromisso com a segurança, qualidade e bem-estar dos clientes, sempre empenhada em resolver a situação com responsabilidade e transparência.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)