SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
VC com a BnT

Motorista relata abandono e problemas graves na PR-513 em Ponta Grossa

Conforme o relato, o estado do local é crítico e tem gerado riscos para quem depende do trajeto uma vez que o trecho está comprometido

MODELO VCcomabnt 5
Arte por Camila Souza
Publicidade

A equipe de jornalismo do Portal Boca no Trombone (BNT), foi procurada nesta terça-feira (21), por Dalton César Wanda, que utiliza frequentemente a rodovia PR-153, conhecida como ‘Rodovia do Talco’, no trecho entre o ‘Biscaia’ e ‘Passo do Pupo’, sentido distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa. Conforme o condutor, o estado do local é crítico e tem gerado riscos para quem depende do trajeto uma vez que o trecho está comprometido por grandes buracos.

“A pista está se deteriorando. Já caiu um pedaço faz mais de dois anos e até agora não foi arrumado. A localidade está abandonada, aquele trecho passa caminhões, com calcário, há fluxo de veículos grandes ali. Além disso, o mato está invadindo a pista. Então está bem largado, faz tempo e não é de hoje”, afirmou Dalton.

De acordo com o relato, a PR-513 é essencial para o transporte de cargas, principalmente de caminhões que atuam nas minerações da região. “O que acontece é que muitos caminhões dependem dessa rodovia porque ali na região eles tiram calcário e vários minérios. Tem várias minerações lá, vários caminhões precisam dessa rodovia. Faz dois anos já que aconteceu esse deslizamento, colocaram essas placas e não vi ninguém arrumando nada”, destacou.

WhatsApp Image 2025-01-20 at 145434 3
Crédito: Dalton César Wanda

 

Além do prejuízo para o transporte, o motorista também expressou preocupação com a segurança no trecho. Ele conta que já enfrentou situações de risco ao transitar pelo local: “Eu dependo dessa rodovia para ir para o sítio. A cada 15 ou 20 dias eu vou para lá. Então sempre estou passando por ali”, conta.

“Inclusive sábado que fui para lá, tinha dois caminhões indo lá da mineração, a gente quase acabou batendo porque um dos caminhões foi desviar um buraco e entrou na minha frente. Sorte que nós estávamos bem devagar porque ali é cheio de curvas, aí consegui frear e desviar do caminhão”, relembrou Dalton, reforçando os perigos enfrentados no trecho.

A equipe de jornalismo entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para questionar sobre a situação da rodovia e as providências a serem tomadas. Até o momento, não houve retorno, mas aguardamos um posicionamento. Reforçamos o nosso comprometimento em acompanhar a situação e atualizaremos a matéria assim que novas informações forem fornecidas.

Leia também: Caixa se posiciona sobre atraso na entrega de casas em condomínio de PG.

Boca no Trombone Trombone
Autoria
Boca no Trombone Trombone
Equipe de jornalismo do BnT Online, cobrindo Ponta Grossa e os Campos Gerais.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →