Campos Gerais

Criação de projeto com abelhas-sem-ferrão é destaque na Câmara de Castro

Câmara Municipal de Castro 23-10-20224
A proposta visa à instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversos espaços públicos, com o objetivo de reintroduzir esses polinizadores em seus habitats naturais, muitos dos quais estão ameaçados de extinção

Na sessão da Câmara Municipal de Castro, realizado na quarta-feira (23), um dos assuntos foi a solicitação do desenvolvimento de um projeto voltado ao cultivo de abelhas-sem-ferrão em parques e escolas municipais, com o intuito de promover a educação ambiental e proteger as espécies nativas.

A proposta visa à instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversos espaços públicos, com o objetivo de reintroduzir esses polinizadores em seus habitats naturais, muitos dos quais estão ameaçados de extinção. Além disso, busca-se sensibilizar a população sobre a importância do ecossistema e o equilíbrio da natureza. O projeto também contempla o desenvolvimento sustentável, com a instalação das colmeias em áreas disponíveis, capacitação de pessoas para a manutenção e criação dessas abelhas, expansão da iniciativa para escolas municipais e promoção da educação ambiental, contribuindo para a regulação e equilíbrio do planeta proporcionados por essas abelhas nativas.

Além disso, houve uma solicitação ao prefeito e à Sanepar para solucionar a falta de água encanada em residências na Avenida Dacio Leonel de Quadros, devido aos pedidos de moradores da região que justificam que passa por baixo dessa avenida o encanamento de água, mas, não foi liberado cavalete e água nas residências. Eles sofrem com a falta de água, pois ainda usam poço.

Também foram feitas indicações solicitando melhorias na infraestrutura urbana. Entre elas, destaca-se o pedido para a instalação de iluminação pública na Travessa Alda Andrade Krelling, além da manutenção e pintura dos postes de iluminação da ciclovia que se estende pelas Avenidas Vicente Fiorillo e Miguel Couto.

Audiência Pública LOA

Momentos antes da sessão ordinária na Câmara Municipal, aconteceu a Audiência Pública referente ao Projeto de Lei nº 69/2024, que estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Castro, para o exercício financeiro de 2025. A audiência foi presidida pelos vereadores que compõem a comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa, José Nocera, Joel Antônio de Souza e Jhonnathan Flugel fizeram a leitura do parecer, aprovadas por unanimidade por todos os presentes no encontro.

O objetivo da audiência é proporcionar a participação de toda população. A lei orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

Leia também: Homem que morreu após sofrer descarga elétrica em Carambeí será sepultado hoje (25) em PG


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Conheça itens da Casa do Artesão Oito empresas da região estão entre as 100 maiores do Paraná. Chuvas causam estragos em PG Justiça recebe denúncia sobre morte de mãe e filho em PG Av. Visconde de Taunay é tomada por ‘rolezinho’ de motociclistas em PG Prefeito Eleito de Irati, Emiliano Gomes, afirma que estará focado em “resolver os problemas da população” Carnaval de Tibagi: Prefeito eleito, Rildo Leonardi promete retomar dias áureos da festa