#VCcomaBNT

Criança de dois anos enfrenta tumor maligno na garganta e mãe cria vaquinha para ajudar nas despesas

As despesas com alimentação, pomadas, hidratantes e deslocamento têm sido um fardo muito caro para Fabiana, mãe solteira e responsável por três filhas

Desde outubro de 2023, a pequena Sthefany Lavinia, de apenas dois anos e 8 meses, enfrenta uma batalha contra a atresia de vias biliares, uma doença do fígado que ocorre em recém-nascidos. Diagnosticada com esta condição, Sthefany e sua mãe, Fabiana, têm lutado diariamente para garantir o tratamento adequado para a menina.

Ao longo desse período, a criança já passou por cinco cirurgias, incluindo procedimentos como Kasai, correção da alça do intestino, transplante hepático, correção da hérnia, amídalas e adenoide. Recentemente, a luta tornou-se ainda mais difícil com o diagnóstico de um tumor maligno na região da garganta, somando mais de 15 internações e despesas médicas muito caras.

O acompanhamento médico de Sthefany é realizado mensalmente no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e, às vezes, até mesmo a cada 15 dias. As despesas com alimentação, pomadas, hidratantes e deslocamento têm sido um fardo muito caro para Fabiana, mãe solteira e responsável por três filhas, vivendo com apenas um salário mínimo.

Para tentar arcar com o peso financeiro, Fabiana criou uma vaquinha online, buscando arrecadar o dinheiro necessário para custear as viagens até Curitiba, alimentação e outros gastos. O valor estipulado na vaquinha, de R$7 mil, é aproximado, mas cada contribuição é uma luz de esperança para essa família. Clique aqui e acesse a vaquinha

Ela conta que a prefeitura de Ponta Grossa disponibiliza um ônibus para levar ela e sua filha até Curitiba, mas para chegar até o ponto onde o ônibus leva ambas, é necessária a locomoção por carro, uma das despesas incluídas na vaquinha.

“Sempre saímos de madrugada e passamos o dia em Curitiba. Eu sou mãe solteira e nunca tenho dinheiro suficiente para todas as despesas. Como ela [Sthefany] tem imunidade baixa, qualquer gripe que pega, os remédios são comprados”, explica Fabiana.

Sthefany agora aguarda pelos resultados da ressonância para saber se precisará enfrentar o tratamento de quimioterapia. Seu quadro de saúde é acompanhado de perto por especialistas em hepatologia e oncologia. Sthefany tem um fígado transplantado e por isso faz uso contínuo de imunossupressores, medicamentos que evitam a rejeição do órgão transplantado, que são fornecidos pela 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa.

Além da vaquinha online, Fabiana conta com doações através de Pix, com a chave 42999745240, para auxiliar nas despesas as quais são arcadas pela família, já que o SUS fornece apenas medicamentos essenciais.

Clique aqui e acesse a vaquinha

Leia também: Família de jovem morto a facadas no centro de PG organiza vaquinha online para despesas de velório


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone