O cursinho social Aprova, em funcionamento na cidade de Ponta Grossa, está com 20 vagas abertas para jovens da rede pública que desejam se preparar gratuitamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto, voltado a estudantes de baixa renda, já beneficiou mais de 300 alunos em todo o Paraná desde sua criação.
Desenvolvido pela organização social GERAR — que atua há 21 anos promovendo transformação social por meio da educação —, o Aprova tem como objetivo revisar, em 22 semanas, todos os conteúdos do ensino médio com foco em vestibulares e no Enem. Em Ponta Grossa, as aulas já começaram e ocorrem de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h50, na sede da GERAR (Rua Dr. Penteado de Almeida, 240 – Centro).
Quem pode participar
Para se candidatar a uma das vagas, é necessário:
-
Ter 17 anos completos;
-
Estar cursando o 3º ano do ensino médio ou ter concluído em 2024;
-
Ser aluno da rede pública de ensino;
-
Ter renda familiar de até três salários mínimos.
O cursinho é completamente gratuito, e os estudantes ainda recebem material didático impresso (apostilas), sem nenhum custo.
Segundo a coordenadora de projetos da GERAR, Elizete Dreviski, o diferencial do Aprova está na metodologia adotada. “É a oportunidade de relembrar todos os conteúdos que serão cobrados nos vestibulares e na prova do Enem com uma metodologia evolutiva que estabelece um link entre o conteúdo acadêmico e a vida real. O cursinho representa uma verdadeira transformação de vida não só para o aluno, mas para toda a sua família”, afirma.
Expansão e impacto
Desde 2020, o Aprova tem se expandido pelo Paraná. Em 2024, o projeto está presente nas cidades de Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cianorte, Paranaguá e Campo Mourão. Em anos anteriores, passou também por municípios como Centenário do Sul, Ibiporã, Porecatu, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, São José dos Pinhais e Campina Grande do Sul.
Como se inscrever
Os interessados podem preencher a pré-inscrição online pelo link: http://bit.ly/AprovaPG2025
As vagas são limitadas e o preenchimento será feito por ordem de inscrição, com análise de perfil socioeconômico.
Com supervisão de Marcos Silva.
Comentar