A Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa recebeu 96.933 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 até o prazo final, que se encerrou às 23h59 do dia 30 de maio.
De acordo com a projeção do órgão, a expectativa era de receber 103.048 declarações, número 7% superior ao registrado em 2024, quando foram entregues 96.236 declarações. Mesmo com o crescimento em relação ao ano anterior, 6.115 contribuintes não entregaram dentro do prazo estimado pela Receita Federal.
A Receita orienta que quem perdeu o prazo realize a declaração o quanto antes para evitar o aumento da multa, que pode chegar a até 20% do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem não tem. O cálculo da multa é de 1% ao mês ou fração sobre o imposto devido.
A omissão da declaração também faz com que o CPF do contribuinte fique com status de “pendente de regularização”, o que pode gerar restrições em operações como financiamentos, empréstimos, abertura de contas e acesso a benefícios assistenciais. A Receita Federal também pode autuar o contribuinte, cobrando o imposto devido com acréscimos de multa e juros.
Perfil das declarações em Ponta Grossa:
-
53,0% dos contribuintes usaram a declaração pré-preenchida;
-
81,3% enviaram a declaração pelo Programa Gerador da Declaração (PGD);
-
12,5% utilizaram a modalidade on-line pelo site da Receita;
-
6,1% fizeram a declaração pelo aplicativo para dispositivos móveis;
-
55,9% tiveram imposto a restituir;
-
74,3% escolheram receber a restituição via PIX;
-
60,2% optaram pelo modelo simplificado de tributação;
-
6,4% das declarações foram retificadoras, para corrigir informações;
-
100% das declarações informaram rendimentos recebidos em 2024.
Perfil dos declarantes:
-
Idade média de 46 anos;
-
41,1% das declarações foram feitas por mulheres.
Mais informações sobre a Declaração do IRPF 2025 estão disponíveis no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda” (acesse aqui). O balanço nacional do imposto de renda também pode ser consultado (acesse aqui). (Com Assessorias)