A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) cobrou esclarecimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) sobre a falta de água em Ponta Grossa e região. A fala aconteceu nesta segunda-feira (17), durante discurso na Assembleia Legislativa do Paraná.
Mabel destacou que tem recebido diversas reclamações de cidadãos sobre o desabastecimento, que não se limita apenas a Ponta Grossa, mas também a outras cidades, como Imbituva. “Estamos com um problema muito grande de falta de água em Ponta Grossa. Muitas reclamações vêm chegando dos cidadãos. E não é só em nossa cidade, mas em outras, como em Imbituva, que também está sofrendo com o desabastecimento”, afirmou.
A deputada ressaltou que, segundo informações veiculadas pela imprensa, a Sanepar justificou a situação alegando baixos níveis dos reservatórios devido ao alto consumo de água nos últimos dias, agravado pelo calor. No entanto, Mabel ressaltou que nos últimos dias ocorreram diversas chuvas na cidade e região e reforçou a necessidade de uma resposta oficial e detalhada por parte da companhia.
“Precisamos de respostas rápidas e oficiais da Sanepar. A população não pode ficar sem água e sem informação. Por isso, protocolei um requerimento pedindo esclarecimentos para entender se o problema está realmente nos reservatórios e quais providências estão sendo tomadas para evitar novos desabastecimentos”, destacou a deputada.
Além disso, Mabel também está requerendo que a Sanepar informe sobre o novo contrato com a Prefeitura de Ponta Grossa, que foi realizado em 2023 e até o presente momento não foi divulgado. “Não tivemos acesso a esse contrato e a Prefeitura também não o divulgou. Trata-se de um documento muito importante, pois nele devem constar previsões de investimentos essenciais na área de saneamento. Por isso, estamos solicitando que esse contrato seja apresentado oficialmente, com a previsão dos diversos investimentos que precisam ser feitos”, concluiu a deputada.
Leia também Câmara Municipal de PG define nova composição da Corregedoria