SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Política

Deputado solicita solução para evitar fim de rotas intermunicipais no interior

O deputado também avalia que soluções isoladas adotadas por municípios, como subsídios locais, têm alcance limitado e podem gerar impactos financeiros significativos, sobretudo em cidades menores

Deputado solicita solução para evitar fim de rotas intermunicipais no interior
Valdir Amaral/Alep
Publicidade

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou um requerimento solicitando ao Governo do Paraná e à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) a realização de estudos técnicos para viabilizar um mecanismo de financiamento voltado à manutenção de linhas de transporte intermunicipal consideradas deficitárias.

A proposta tem como foco a criação de um fundo específico que permita garantir a continuidade desses serviços, considerados essenciais para a população do interior. A medida busca assegurar o acesso da comunidade a áreas como saúde, educação e trabalho, especialmente em municípios com menor oferta de transporte.

A iniciativa surge em meio a mudanças recentes no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado, que resultaram na paralisação — ou previsão de encerramento — de diversas linhas. Entre os trechos afetados estão conexões como Londrina–Bela Vista do Paraíso, Londrina–Sertanópolis e Maringá–Astorga.

De acordo com o parlamentar, o cenário atual evidencia dificuldades relacionadas à sustentabilidade econômica dessas rotas, principalmente em regiões com baixa densidade populacional. Em alguns casos, inclusive, não houve interesse de empresas em assumir a operação das linhas, mesmo após processos de chamamento público.

Cobra Repórter destaca que o objetivo da proposta é encontrar um equilíbrio entre a viabilidade financeira do sistema e a garantia do serviço à população. “O transporte intermunicipal é essencial para milhares de pessoas, especialmente trabalhadores, estudantes e idosos, que dependem desse serviço diariamente para acessar direitos básicos”, afirmou.

O deputado também avalia que soluções isoladas adotadas por municípios, como subsídios locais, têm alcance limitado e podem gerar impactos financeiros significativos, sobretudo em cidades menores. Por isso, defende uma atuação coordenada em nível estadual.

O requerimento foi protocolado na última sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná, e agora será analisado pelos órgãos competentes do Poder Executivo. A expectativa é que, a partir dos estudos técnicos, seja construída uma solução sustentável e de longo prazo para o setor. (Com assessoria)

Leia também  Conselho Municipal de Saúde valida recursos de vereadores para o Esquadrão da Vida

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →