Deputado solicita solução para evitar fim de rotas intermunicipais no interior
O deputado também avalia que soluções isoladas adotadas por municípios, como subsídios locais, têm alcance limitado e podem gerar impactos financeiros significativos, sobretudo em cidades menores

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou um requerimento solicitando ao Governo do Paraná e à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) a realização de estudos técnicos para viabilizar um mecanismo de financiamento voltado à manutenção de linhas de transporte intermunicipal consideradas deficitárias.
A proposta tem como foco a criação de um fundo específico que permita garantir a continuidade desses serviços, considerados essenciais para a população do interior. A medida busca assegurar o acesso da comunidade a áreas como saúde, educação e trabalho, especialmente em municípios com menor oferta de transporte.
A iniciativa surge em meio a mudanças recentes no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado, que resultaram na paralisação — ou previsão de encerramento — de diversas linhas. Entre os trechos afetados estão conexões como Londrina–Bela Vista do Paraíso, Londrina–Sertanópolis e Maringá–Astorga.
De acordo com o parlamentar, o cenário atual evidencia dificuldades relacionadas à sustentabilidade econômica dessas rotas, principalmente em regiões com baixa densidade populacional. Em alguns casos, inclusive, não houve interesse de empresas em assumir a operação das linhas, mesmo após processos de chamamento público.
Cobra Repórter destaca que o objetivo da proposta é encontrar um equilíbrio entre a viabilidade financeira do sistema e a garantia do serviço à população. “O transporte intermunicipal é essencial para milhares de pessoas, especialmente trabalhadores, estudantes e idosos, que dependem desse serviço diariamente para acessar direitos básicos”, afirmou.
O deputado também avalia que soluções isoladas adotadas por municípios, como subsídios locais, têm alcance limitado e podem gerar impactos financeiros significativos, sobretudo em cidades menores. Por isso, defende uma atuação coordenada em nível estadual.
O requerimento foi protocolado na última sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná, e agora será analisado pelos órgãos competentes do Poder Executivo. A expectativa é que, a partir dos estudos técnicos, seja construída uma solução sustentável e de longo prazo para o setor. (Com assessoria)
Leia também Conselho Municipal de Saúde valida recursos de vereadores para o Esquadrão da Vida























