Campos Gerais Destaque

DER/PR homologa investimento de R$ 23 milhões em novo viaduto com variante em Irati

A variante terá 1,64 km de extensão, desviando o tráfego de uma área residencial. A obra também incluirá a implantação de uma passagem inferior sob a BR-153.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para implantar uma variante da PR-364 e um novo viaduto na BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) em Irati, na região Centro-Sul.

A variante vai ligar a nova pavimentação da PR-364, outra obra do DER/PR, até a BR-153, desviando o tráfego de veículos de uma área residencial, com implantação de um viaduto no novo entroncamento entre as rodovias, disciplinando o tráfego de veículos no local.

Leia também: Projeto de lei que implementa Passe Livre para estudantes é aprovado em PG

Com a publicação da homologação, tem início trâmites internos para assinatura do contrato com a empresa TCE Engenharia Ltda., vencedora da licitação. O investimento será de R$ 23.700.000,00, com prazo de 450 dias após emissão da ordem de serviço. Por se tratar de contratação integrada, os primeiros 90 dias serão dedicados à elaboração dos estudos e projetos, e 360 dias para a obra em si.

SERVIÇOS – A variante terá extensão de 1,64 km, iniciando com uma rótula vazada no acesso ao bairro Riozinho. A pista terá largura de 7 metros, sendo 3,50 metros para cada faixa de rolamento, e acostamentos de 2 metros em ambos lados da rodovia.

Também serão estudadas soluções para duas estradas rurais que vão cruzar com a variante, no caso a via de acesso à pedreira Boscardin e a Rua Santa Bertila, visando garantir o tráfego de veículos com segurança tanto na rodovia quanto nas estradas.

Para execução do viaduto será implantada uma passagem inferior sob a BR-153, com a PR-364 passando sob ela e fazendo uma curva que se divide em dois ramais para ingressar e sair da rodovia federal, além de vias de acesso antes da interseção, para o tráfego de veículos no sentido oposto.

O trecho também vai receber dispositivos de drenagem e galerias para lidar com águas da chuva e águas fluviais, estruturas de contenção utilizando o sistema Terramesh, sinalização horizontal e sinalização vertical, barreiras de concreto e defensas metálicas, enleivamento e hidrossemeadura dos espaços laterais da pista e viaduto, e iluminação viária.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR