O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para restaurar o pavimento em concreto (whitetopping) da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, na região dos Campos Gerais. O próximo passo, após trâmites internos, será a assinatura do contrato da obra com o Consórcio Palmeira, formado pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A e Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, no valor de R$ 257.215.000,14.
Depois será emitida a Ordem de Serviço, estabelecendo a data de início das atividades, que terão prazo de 900 dias corridos para serem finalizadas. A obra prevê a restauração da PR-151 entre o trevo de entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa, e o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira, em uma extensão de 32,71 quilômetros.
Será utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias para ser utilizado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Também serão implantados 15,2 quilômetros de terceiras faixas em todos os segmentos críticos de ultrapassagem, e novas vias marginais de pavimento asfáltico na Colônia do Lago.
Para as obras de arte especiais neste trecho, está previsto o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha em 4,8 metros, para implantação de passeio para pedestres e uma ciclovia bidirecional, além da implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a Rua XV de Novembro, Rua Manoel Ribas, Rua Daniel Mansani e a Avenida NacimBacila.
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