Política

‘Dia das Mães’ e ‘Dia dos Pais’ estão proibidos de ter nome alterado em PG. Entenda

Artes BNT (81)
Nova lei proíbe a redesignação da nomenclatura de datas comemorativas oficiais em Ponta Grossa, em especial o “Dia das Mães” e o “Dia dos Pais"

A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) sancionou o projeto de Lei que proíbe a alteração do nome de feriados/datas comemorativas em Ponta Grossa.

A decretação da Lei nº 15.226/2024 foi publicada no Diário Oficial no dia 19 de agosto. Contudo, como o site da Prefeitura estava inoperante devido ao ‘ataque hacker’, só foi possível obter acesso ao decreto nesta segunda (27).

A nova lei proíbe a “redesignação da nomenclatura de datas comemorativas oficiais no âmbito do Município de Ponta Grossa, em especial o “Dia das Mães” e o “Dia dos Pais”. A proposta foi de autoria da vereadora Missionária Adriana (PL).

O projeto foi votado no fim de julho e causou discussão na Câmara, já que os vereadores se dividiram em relação ao tema. A proibição da Lei é dirigida principalmente aos gestores de escolas públicas municipais e demais entidades que realizam comemorações oficiais.

Na sessão, Adriana argumentou que escolas estariam usando outros nomes para as datas, como “Dia da Família” e “Dia da Mulher que Pariu”, e por isso, deveria ser criada esta lei. Vereadores contrários alegaram falta de empatia no projeto, citando que crianças que não possuem algum dos entes acabam sendo excluídas das comemorações.

O descumprimento desta Lei sujeitará ao servidor público municipal às sanções administrativas legalmente previstas, após apuração da responsabilidade em regular processo administrativo disciplinar, assegurada a ampla defesa e o contraditório.

Leia também: Copel visita consumidores de Ponta Grossa e região para cadastro de fatura digital


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Pronto! O Estado [governos] é laico…
    Questoes familiares e religiosas cada família que comemore no seu íntimo. Escola não precisa fazer toda promoção de datas alheias ao conteúdos de ensino curricular. Banir essas datas que não condizem com a realidade social-familiar é o caminho! Variações de núcleos familiares pós-rural, “desestruturadas” causam maiores perturbações ás mentes infantis por se compararem e ficarem excluídas ao naturalmente se compararem entre si e ficarem excluídas.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Dicas de viagens Saúde do coração Canais Setembro Amarelo Denúncia: crimes eleitorais Quando buscar atendimento nas UPAs Horário eleitoral Comparativo de candidatos 2020×2024