Turismo

Dia do Turista: confira dicas de destinos para viajar no Paraná

Divulgação
Ao explorar esses destinos incríveis, você terá a oportunidade de se conectar com a natureza, apreciar paisagens deslumbrantes e mergulhar na cultura e história locais

Para aqueles que adoram explorar novos lugares, qualquer dia é uma ótima oportunidade para cair na estrada e descobrir um novo destino. E não há nada mais significativo do que fazer isso no Dia do Turista, concorda?

E, para comemorar a data, selecionamos alguns pontos turísticos nas cidades ao longo da concessão da Via Araucária, responsável por operar e administrar as rodovias BRs-277, 373, 376 e 476 e as PRs-418, 423 e 427, que incluem os contornos
Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários.

Cidade Histórica de Lapa: a 70 quilômetros de Curitiba, localizada na região dos Campos Gerais, o município tem atraído cada vez mais turistas que ficam encantados com sua beleza, emoldurada por ruas de paralelepípedos e construções em estilo colonial. A gastronomia local é uma herança dos tropeiros que cruzaram a região no século XVII, com um toque caseiro que encanta. Pratos como quirera, paçoca de charque, torresmo, virado de feijão e a tradicional coxinha de farofa de frango e massa de pastel destacam-se pelo sabor especial lapeano.

Leia mais: Novo Guia Campos Gerais será lançado com palestra sobre como lucrar mais com turismo

Parque Estadual de Vila Velha: com quase quatro mil hectares, o local preserva fragmentos da mata de Araucária e vegetação de Campos Nativos. Situado na BR-376, km 515, Jardim Vila Velha, em Ponta Grossa, oferece um cenário deslumbrante para os amantes da natureza. Com suas imensas formações rochosas, é o destino ideal para quem busca lazer e aventura. Entre as atrações estão arvorismo, trilha da fortaleza, balão estacionário, tirolesa, cicloturismo, caminhada noturna e trilha de arenitos. Os visitantes também podem explorar as furnas e a Lagoa Dourada.

Terra das Cachoeiras Gigantes: o município de Prudentópolis, localizado a pouco mais de 200 km da capital paranaense, entre Ponta Grossa e Guarapuava, possui mais de 100 quedas catalogadas, com alturas variando entre 64 e 196 metros. Todas as cachoeiras são próximas do centro e de fácil acesso.

Gruta do Bacaetava: localizada na região metropolitana de Curitiba, no município de Colombo, a gruta é um verdadeiro patrimônio espeleológico, formado há milhares de anos. Com um trajeto de aproximadamente 300 metros no interior da gruta, os visitantes podem contemplar uma caverna de rocha calcária, cuja formação data de 600 a 700 milhões de anos.

Turismo Rural Rotas de Guajuvira: situado em Araucária, o local oferece passeios pelas propriedades rurais de agricultura familiar do município. Os visitantes podem comprar flores e produtos coloniais diretamente dos produtores locais, além de desfrutar de cafés coloniais e almoços caseiros em restaurantes.

Leia mais: Festival das Cataratas é palco do lançamento do ‘Guia Conheça Campos Gerais’

Recanto dos Papagaios: a aproximadamente 55 km de Curitiba, no município de Palmeira, o Recanto dos Papagaios é um ponto de entretenimento ideal para quem busca lazer em meio à natureza. Com uma excelente estrutura, o local oferece piscinas naturais, áreas para camping e chalés para locação, proporcionando uma experiência completa de diversão e relaxamento.

Ponte dos Arcos: localizada em Porto Amazonas, é uma impressionante obra de arquitetura que oferece uma vista privilegiada da região. A ponte faz a ligação férrea entre os municípios de Porto Amazonas e Balsa Nova.

Monumento Nossa Senhora das Graças: a imagem de Nossa Senhora das Graças em Irati é uma das maiores do mundo, com 22 metros de altura. O monumento possui estacionamento, capela, loja de souvenirs e um mirante com uma belíssima vista da cidade e do pôr do sol. Está localizado na Rua Irmã Michelina, no bairro Colina Nossa Senhora das Graças.

Ao explorar esses destinos incríveis, você terá a oportunidade de se conectar com a natureza, apreciar paisagens deslumbrantes e mergulhar na cultura e história locais. Aproveite o Dia do Turista e prepare-se para vivenciar momentos únicos, além de descobrir o que cada um desses locais especiais tem a oferecer.

Divulgação

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone