Sob os vitrais iluminados da Catedral Sant’Ana, a Diocese de Ponta Grossa viveu um Pentecostes repleto de significado neste domingo (08). A celebração, marcada pela solenidade e emoção, foi cenário da ordenação diaconal de dois jovens seminaristas: Iuri Nack Buss e Jefferson Davi Sviercoski Sanchez.
Diante do altar, os eleitos se prostraram em sinal de renúncia e entrega total a Cristo, enquanto a assembleia entoava a Ladainha de Todos os Santos. Um gesto profundo, de consagração plena, testemunhado por familiares, amigos, fiéis e autoridades eclesiásticas.
Em seguida, o Bispo Diocesano Dom Bruno Elizeu Versari impôs as mãos sobre os jovens, selando não apenas a ordenação diaconal, mas um marco importante dentro das celebrações do Jubileu do Centenário da Diocese. Em sua homilia, o bispo expressou a alegria da Igreja: “Deus é bom, Deus é muito bom”, afirmou com entusiasmo. “A vocação é o dom de Deus, então para nós é uma grande graça que Deus suscita do meio dos jovens, dois jovens que querem consagrar a vida a Deus no Ministério do Sacramento da Ordem”, completou.
Dom Bruno destacou ainda o simbolismo do Pentecostes. “Nós tornamos atual este ato, o Espírito Santo que vem sobre os discípulos reunidos. Nós queremos vivenciar isso e conferir o sacramento da ordem, que é sempre uma graça de Deus em favor da nossa Diocese”, disse ele.
A celebração contou também com a presença do bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi, que concelebrou a missa e dirigiu palavras afetuosas aos novos diáconos.
“Acompanhei durante alguns anos juntamente com o padre Jaime e os demais formadores nesse tempo de preparação para este grande dia e continuemos acompanhando-os com a nossa oração”, afirmou.
Dom Sergio ainda recordou aos presentes que nesta terça-feira, 10 de junho, a Diocese celebra um ano da nomeação de Dom Bruno como bispo de Ponta Grossa, feita pelo Papa Francisco. “Na realidade se passaram alguns meses até que ele iniciasse o seu pastoreio, mas o que conta para nós, no coração do Papa é a nomeação”, ressaltou.
Emocionado, Iuri Nack Buss, agora diácono transitório, falou sobre a vivência do momento. “Ver as pessoas reunidas nos lembra que essa vocação é para a comunidade, é para a Igreja. Não é para mim. Claro que é uma realização também minha, é um desejo que eu sinto no coração de dar essa resposta ao chamado, mas a vocação é da Igreja. Eu estou sendo consagrado para o serviço da Igreja, do povo de Deus”, declarou. Iuri é natural de Ponta Grossa, tem 32 anos e é integrante da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.
Jefferson Davi Sviercoski Sanchez também compartilhou seus sentimentos sobre a ordenação. “Acredito que preparado a gente nunca vai estar, mas claro que esses nove anos de formação inicial me ajudaram e me moldaram para ser o que eu sou hoje”, afirmou. Ansioso, mas grato e feliz, Jefferson — também ponta-grossense — completará 30 anos em outubro e atua na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro.
Ambos ingressaram juntos no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, em 2016, e foram admitidos às Ordens Sacras em 2022.
A celebração foi motivo de grande emoção também para os familiares. Dieny Adlize Sviercoski Sanchez, irmã de Jefferson, destacou o orgulho da família. “Desde jovem Jefferson sempre participou ativamente da comunidade”, contou. “O sentimento de toda família é de muito orgulho e felicidade”, acrescentou.
Igor Nack Buss, irmão de Iuri, também falou com emoção. Acompanhamos os passos dele, o chamado à vocação, o estudo no seminário. Hoje é uma alegria participar desse momento”, afirmou. Ele também reforçou a importância de apoiar as vocações. “Vamos continuar rezando para que cada vez mais jovens sintam o chamado da vida sacerdotal”, concluiu.
Padre Jaime Rossa, reitor do Seminário Maior, representou os formadores na celebração e destacou a importância da base familiar e comunitária dos novos diáconos. “Na comunidade de origem e na família eles, os ordenados, receberam os primeiros fundamentos da sua caminhada cristã o que lhes permitiu desenvolver uma sensibilidade muito grande diante de Deus que vos fala”, declarou.
As palavras do padre Jaime resumiram o espírito do dia: o encerramento de um ciclo formativo e o início de outro, com os dois novos diáconos dando os primeiros passos rumo ao presbiterado, cuja ordenação está prevista para dezembro. (Com Assessorias)