Ponta Grossa

Diocese de Ponta Grossa celebra ordenação diaconal em festa de Pentecostes

Diocese de Ponta Grossa celebra ordenação diaconal em festa de Pentecostes Boca no Trombone Diocese de Ponta Grossa celebra ordenação diaconal em festa de Pentecostes
Divulgação/Diocese Ponta Grossa
Iuri Nack Buss e Jefferson Davi Sviercoski Sanchez prostram-se no chão em consagração total a Cristo, marcando um dia de júbilo para a Igreja

Sob os vitrais iluminados da Catedral Sant’Ana, a Diocese de Ponta Grossa viveu um Pentecostes repleto de significado neste domingo (08). A celebração, marcada pela solenidade e emoção, foi cenário da ordenação diaconal de dois jovens seminaristas: Iuri Nack Buss e Jefferson Davi Sviercoski Sanchez.

Diante do altar, os eleitos se prostraram em sinal de renúncia e entrega total a Cristo, enquanto a assembleia entoava a Ladainha de Todos os Santos. Um gesto profundo, de consagração plena, testemunhado por familiares, amigos, fiéis e autoridades eclesiásticas.

Em seguida, o Bispo Diocesano Dom Bruno Elizeu Versari impôs as mãos sobre os jovens, selando não apenas a ordenação diaconal, mas um marco importante dentro das celebrações do Jubileu do Centenário da Diocese. Em sua homilia, o bispo expressou a alegria da Igreja: “Deus é bom, Deus é muito bom”, afirmou com entusiasmo. “A vocação é o dom de Deus, então para nós é uma grande graça que Deus suscita do meio dos jovens, dois jovens que querem consagrar a vida a Deus no Ministério do Sacramento da Ordem”, completou.

Dom Bruno destacou ainda o simbolismo do Pentecostes. “Nós tornamos atual este ato, o Espírito Santo que vem sobre os discípulos reunidos. Nós queremos vivenciar isso e conferir o sacramento da ordem, que é sempre uma graça de Deus em favor da nossa Diocese”, disse ele.

A celebração contou também com a presença do bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi, que concelebrou a missa e dirigiu palavras afetuosas aos novos diáconos.
“Acompanhei durante alguns anos juntamente com o padre Jaime e os demais formadores nesse tempo de preparação para este grande dia e continuemos acompanhando-os com a nossa oração”, afirmou.

Dom Sergio ainda recordou aos presentes que nesta terça-feira, 10 de junho, a Diocese celebra um ano da nomeação de Dom Bruno como bispo de Ponta Grossa, feita pelo Papa Francisco. “Na realidade se passaram alguns meses até que ele iniciasse o seu pastoreio, mas o que conta para nós, no coração do Papa é a nomeação”, ressaltou.

Emocionado, Iuri Nack Buss, agora diácono transitório, falou sobre a vivência do momento. “Ver as pessoas reunidas nos lembra que essa vocação é para a comunidade, é para a Igreja. Não é para mim. Claro que é uma realização também minha, é um desejo que eu sinto no coração de dar essa resposta ao chamado, mas a vocação é da Igreja. Eu estou sendo consagrado para o serviço da Igreja, do povo de Deus”, declarou. Iuri é natural de Ponta Grossa, tem 32 anos e é integrante da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Jefferson Davi Sviercoski Sanchez também compartilhou seus sentimentos sobre a ordenação. “Acredito que preparado a gente nunca vai estar, mas claro que esses nove anos de formação inicial me ajudaram e me moldaram para ser o que eu sou hoje”, afirmou. Ansioso, mas grato e feliz, Jefferson — também ponta-grossense — completará 30 anos em outubro e atua na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro.

Ambos ingressaram juntos no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, em 2016, e foram admitidos às Ordens Sacras em 2022.

A celebração foi motivo de grande emoção também para os familiares. Dieny Adlize Sviercoski Sanchez, irmã de Jefferson, destacou o orgulho da família. “Desde jovem Jefferson sempre participou ativamente da comunidade”, contou. “O sentimento de toda família é de muito orgulho e felicidade”, acrescentou.

Igor Nack Buss, irmão de Iuri, também falou com emoção. Acompanhamos os passos dele, o chamado à vocação, o estudo no seminário. Hoje é uma alegria participar desse momento”, afirmou. Ele também reforçou a importância de apoiar as vocações. “Vamos continuar rezando para que cada vez mais jovens sintam o chamado da vida sacerdotal”, concluiu.

Padre Jaime Rossa, reitor do Seminário Maior, representou os formadores na celebração e destacou a importância da base familiar e comunitária dos novos diáconos. “Na comunidade de origem e na família eles, os ordenados, receberam os primeiros fundamentos da sua caminhada cristã o que lhes permitiu desenvolver uma sensibilidade muito grande diante de Deus que vos fala”, declarou.

As palavras do padre Jaime resumiram o espírito do dia: o encerramento de um ciclo formativo e o início de outro, com os dois novos diáconos dando os primeiros passos rumo ao presbiterado, cuja ordenação está prevista para dezembro. (Com Assessorias)

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA 📢🏠 Construtora Pride anuncia novo condomínio em PG Talk show debate o papel das mulheres no turismo local Conect ACIPG promove semana de inovação 📢 🚧INVESTIMENTOS EXPRESSIVOS Obras da EPR Litoral Pioneiro geram melhorias e empregos na região 📢 Castro realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher nesta sexta-feira #castro #cidades #camposgerais #bnt #online