O senador Rodrigo Paz, de centro-direita e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, surpreendeu ao vencer o primeiro turno das eleições presidenciais na Bolívia, com 32% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, representante da direita conservadora, que somou 26% e garantiu vaga no segundo turno.
Já o milionário Samuel Doria Medina, que aparecia como favorito nas pesquisas até uma semana antes da votação, terminou em terceiro lugar, com 20% dos votos. Após o resultado, ele anunciou apoio a Rodrigo Paz.
Leia aqui mais informações da política
Segundo o candidato mais votado, o desempenho nas urnas reflete o desejo dos bolivianos por uma mudança no sistema político. O país atravessa uma profunda crise econômica, com inflação anual próxima de 25%, escassez de combustíveis e de dólares, além da instabilidade política marcada pela influência do ex-presidente Evo Morales, que governou de 2006 a 2019.
O atual presidente Luis Arce, eleito em 2020 pelo Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, rompeu politicamente com o ex-aliado. Impedido de concorrer, Morales pediu que seus apoiadores votassem nulo e declarou que o pleito não era legítimo.
Sindicato ameaça paralisação do transporte coletivo de PG na segunda-feira (18)
Brasil observa cenário e mantém silêncio sobre resultado
No cenário internacional, ainda não houve manifestação oficial do governo brasileiro sobre a guinada à direita no país vizinho. A relação entre Brasil e Bolívia é considerada estratégica pelo Itamaraty, já que os dois países compartilham mais de 3.423 quilômetros de fronteira, abrangendo o Pantanal e áreas da floresta amazônica.
Com informações da CBN.




Add Comment