Policial

Distrito Industrial de Ponta Grossa registra 18 furtos e um roubo em três meses

Distrito Industrial de Ponta Grossa (4) Boca no Trombone Distrito Industrial de Ponta Grossa (4)
Divulgação: PMPG
O Portal Boca no Trombone conversou com a Guarda Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PMPR) para saber quais os protocolos de segurança na região

Empresas situadas no distrito industrial de Ponta Grossa têm sido alvo recorrente de furtos na região. Em apenas três meses, 18 furtos e um roubo foram registrados, segundo levantamento da Polícia Militar (PMPR), obtido com exclusividade pelo Portal BnT. 

Uma empresa situada na região foi furtada, na noite da última segunda-feira (18). Fábio Luiz Chemim, proprietário do estabelecimento, concedeu relatos ao Portal BnT e estima que o prejuízo é de cerca de R$30 mil. “Levaram peças de bateria, três monitores de computadores, câmeras, além de arrombarem porta e quebrarem a janela”, aponta. 

Ele reclama dos frequentes furtos que acontecem na região do Distrito Industrial. “Seria ótimo um posto da Guarda Municipal ou da Polícia Militar ali, estão acontecendo muitos furtos”, aponta o proprietário. 

Polícia Militar (PMPR)

A Polícia Militar (PMPR) possui cinco bases espalhadas em toda a zona urbana de Ponta Grossa. Três são situadas na zona central da cidade (Batalhão de Polícia Militar e Patrulha Escolar), além de outras duas bases situadas nas proximidades da BR-376: Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e Batalhão de Operações Aéreas, situada no Cará-Cará. 

Entramos em contato com o 1º Batalhão de Polícia Militar para averiguar a possibilidade de construção de uma base no Distrito Industrial. O órgão informou que “nesse momento, para o batalhão, é praticamente impossível. Precisaríamos de construção adequada no local e efetivos a mais”. 

Leia mais: Inova Summit oferece formação de novas lideranças para os Campos Gerais

A entidade explicou que, na região do Distrito Industrial, há um patrulhamento preventivo de policiais militares. Um mapeamento quinzenal organiza a movimentação das equipes em todo o município. “Observa-se os locais que precisam da atuação preventiva das equipes, e elas são distribuídas conforme locais e horários de necessidade, visando a diminuição de índices criminais”. 

Guarda Municipal (GCM)

Em nota, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) informou que “está em contato com os representantes do local no intuito de desenvolver ações que ampliem a segurança do local, incluindo o compartilhamento de links de câmeras de monitoramento junto à Central de Operações da Guarda Civil Municipal”.

Ainda em nota, a secretaria destaca que aumentou o patrulhamento da Guarda Municipal na região para dar assistência à Polícia Militar (PMPR). Há uma equipe dedicada ao Distrito Industrial, o Grupamento de Resposta Rápida (GRR).

Ao todo, a Guarda Municipal conta com cinco regiões espalhadas por Ponta Grossa. A região 03, responsável pelo bairro Cará-Cará, Colônia Dona Luiza e Oficinas, engloba a região do Distrito Industrial. Veja mapa abaixo. 

Bases-guarda-1_00526889_0_202406251927 Boca no Trombone Bases-guarda-1_00526889_0_202406251927
Prefeitura de Ponta Grossa

A Polícia Militar (PMPR) deve ser acionada por meio do telefone 190. Já a Guarda Municipal (GCM) pode ser acionada por meio do 153. 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica