A ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria participou, no último dia 26 de junho, do evento “Junho Branco: A Esperança Floresce e o Apoio Prevalece”, realizado no auditório do Bloco E, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho, a partir de um convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Com uma proposta sensível e cultural, os Doutores Palhaços levaram ao público uma intervenção artística voltada à escuta e reflexão sobre temas delicados, como o uso de álcool e outras drogas. A programação também contou com palestras técnicas ministradas por especialistas, entre eles o médico do trabalho Dr. Ricardo Possagno e o psiquiatra Dr. Tarcísio Fanha Dornelles.
A participação da ONG surgiu da iniciativa da assistente social Cleunice de Souza, do Ambulatório de Saúde Integrativa, que sugeriu a inserção artística como uma forma de abordar o tema de maneira mais acolhedora. “Falar sobre dependência química e saúde mental é necessário, mas muitas vezes doloroso. Pensando nisso, e já conhecendo o trabalho transformador dos Doutores Palhaços, sugeri a participação deles para trazer leveza, afeto e um olhar mais humano ao tema. A arte tem esse poder de nos tocar de forma profunda, sem ser invasiva”, destacou Cleunice.
Segundo Micheli Vaz, coordenadora artística da ONG, a presença no evento reforça o papel social da arte na promoção da saúde e no enfrentamento de tabus. “Estar no Junho Branco da UEPG é reafirmar que o riso, a empatia e o cuidado também são caminhos possíveis para o acolhimento e a transformação. Levar leveza a um tema tão sério como a dependência química não diminui sua importância, mas abre uma nova possibilidade de diálogo – mais humana, mais acessível e muitas vezes mais eficaz”, completou.
A intervenção artística emocionou o público, demonstrando que, mesmo diante de temas complexos, a ludicidade e a escuta afetiva são ferramentas poderosas para o cuidado em saúde mental.
O trabalho dos Doutores Palhaços – SOS Alegria integra o plano anual “Salvando Risos”, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac nº 248282). A iniciativa conta com o patrocínio das empresas DAF Caminhões, PACCAR Financial e Grupo Barigui, além do apoio do Premium Vila Velha Hotel e produção executiva da ABC Projetos Culturais.
Leia também 3° Seminário de Apicultura em Arapoti reúne centenas de pessoas
Comentar