Ponta Grossa

Doutores Palhaços atuam no Junho Branco na UEPG com abordagem sobre drogas

palhestra junho branco 2 Boca no Trombone palhestra junho branco 2
Divulgação
O trabalho dos Doutores Palhaços – SOS Alegria integra o plano anual “Salvando Risos”, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura

A ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria participou, no último dia 26 de junho, do evento “Junho Branco: A Esperança Floresce e o Apoio Prevalece”, realizado no auditório do Bloco E, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho, a partir de um convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Com uma proposta sensível e cultural, os Doutores Palhaços levaram ao público uma intervenção artística voltada à escuta e reflexão sobre temas delicados, como o uso de álcool e outras drogas. A programação também contou com palestras técnicas ministradas por especialistas, entre eles o médico do trabalho Dr. Ricardo Possagno e o psiquiatra Dr. Tarcísio Fanha Dornelles.

A participação da ONG surgiu da iniciativa da assistente social Cleunice de Souza, do Ambulatório de Saúde Integrativa, que sugeriu a inserção artística como uma forma de abordar o tema de maneira mais acolhedora. “Falar sobre dependência química e saúde mental é necessário, mas muitas vezes doloroso. Pensando nisso, e já conhecendo o trabalho transformador dos Doutores Palhaços, sugeri a participação deles para trazer leveza, afeto e um olhar mais humano ao tema. A arte tem esse poder de nos tocar de forma profunda, sem ser invasiva”, destacou Cleunice.

Segundo Micheli Vaz, coordenadora artística da ONG, a presença no evento reforça o papel social da arte na promoção da saúde e no enfrentamento de tabus. “Estar no Junho Branco da UEPG é reafirmar que o riso, a empatia e o cuidado também são caminhos possíveis para o acolhimento e a transformação. Levar leveza a um tema tão sério como a dependência química não diminui sua importância, mas abre uma nova possibilidade de diálogo – mais humana, mais acessível e muitas vezes mais eficaz”, completou.

A intervenção artística emocionou o público, demonstrando que, mesmo diante de temas complexos, a ludicidade e a escuta afetiva são ferramentas poderosas para o cuidado em saúde mental.

O trabalho dos Doutores Palhaços – SOS Alegria integra o plano anual “Salvando Risos”, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac nº 248282). A iniciativa conta com o patrocínio das empresas DAF Caminhões, PACCAR Financial e Grupo Barigui, além do apoio do Premium Vila Velha Hotel e produção executiva da ABC Projetos Culturais.

Leia também 3° Seminário de Apicultura em Arapoti reúne centenas de pessoas

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa