As servidoras da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná visitaram as escolas estaduais de Carambeí no dia 10 de novembro, para desenvolvimento de um projeto realizado em parceria com a Câmara Municipal.
A iniciativa é um desdobramento do Projeto Parlamento Jovem desenvolvido nas escolas públicas e privadas da zona urbana e rural de Carambeí, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do voto entre os jovens.
Reunião de alinhamento
As diretrizes da iniciativa foram estabelecidas em reunião de alinhamento que aconteceu na Escola Judiciária Eleitoral no dia 4 de outubro. Na ocasião, participaram a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa, e as servidoras Daniele Artigas e Melissa Formighieri de Souza. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Carambeí, professor Sérgio Luis de Oliveira; o assessor parlamentar Augusto Teixeira de Freitas Muggiati; e o representante da comissão do Parlamento Jovem e assessor da Mesa Diretora, Emerson Teixeira.
Com a reunião, ficou acordado que a ação aconteceria em dois momentos, sendo o primeiro contemplado pela visita das servidoras da SECP à Carambeí e, posteriormente, o deslocamento dos integrantes do Parlamento Jovem à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Visitas
As primeiras visitas aconteceram em 10 de novembro, em três colégios estaduais da cidade, sob orientação das servidoras Daniele e Melissa. A apresentação abordou a importância do voto entre os jovens, reunindo cerca de 200 alunas e alunos, que também tiveram a oportunidade de realizar votação simulada em urna eletrônica.
No Colégio Estadual Julia Wanderley, a jovem parlamentar Maria Eduarda Penteado Godoy promoveu discurso relacionado ao Parlamento Jovem, e aproveitou para incentivar a participação dos jovens estudantes no projeto.
Encontro no TRE-PR
O encerramento do projeto aconteceu no dia 16 de novembro com a visita dos jovens parlamentares à sede do TRE-PR, em Curitiba. As alunas e os alunos foram recepcionados pelas servidoras da SECP Daniele e Melissa.
Na sequência, os estudantes conheceram também o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney Cesar de Oliveira; a chefe da Seção de Aprimoramento Eleitoral, Memória Institucional e Biblioteca, Tais Furmann; e a servidora Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves. Todos promoveram exposições sobre temas relacionados às suas unidades.
As três etapas do projeto contaram ainda com a participação da coordenadora do Parlamento Jovem, Maria Luiza Taques; e da diretora do Legislativo, Fernanda Ruths.
Leia também: Três apostas dos Campos Gerais acertam na quadra da Mega-Sena. Confira quais cidades