Política

Elizabeth busca apoio do Governo Federal para retomada de voos comerciais em PG

reunião-elizabeth 2 Boca no Trombone reunião-elizabeth 2
Divulgação: PMPG
A movimentação ocorre em resposta à decisão da empresa Azul de encerrar suas operações na cidade a partir de março.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, esteve em Brasília nessa quarta-feira (26) para tratar do futuro do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo. A reunião ocorreu com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e contou com a presença do deputado federal Aliel Machado, além da secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, e da presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek.

A movimentação ocorre em resposta à decisão da empresa Azul de encerrar suas operações na cidade a partir de março. Segundo a prefeita, a equipe apresentou dados e números sobre o aeroporto ao Ministro, que se comprometeu a apoiar as negociações para a retomada dos voos comerciais. “Mostramos ao Ministro nossos números e dados do aeroporto, e ele nos disse que irá apoiar a cidade nas negociações para retomada dos voos comerciais”, declarou Elizabeth.

Leia mais: CPI da Sanepar cria canal de atendimento para denúncias sobre falta de água em PG

Além da articulação para a volta dos voos, a Prefeitura pretende apresentar ao Governo Federal um estudo logístico e socioeconômico para a revisão da categoria do aeroporto dentro do Plano Aeroviário Nacional. A mudança permitiria a operação de aeronaves maiores, ampliando a capacidade de atendimento da estrutura atual.

Outro ponto discutido foi a realização de estudos para a prospecção de novos sítios aeroportuários em Ponta Grossa. A ideia é analisar áreas que possam oferecer melhores condições para a operação de aeronaves de categoria 3C ou superior. Segundo Elizabeth, a iniciativa será conduzida em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos.

reunião-elizabeth 1 Boca no Trombone reunião-elizabeth 1
Divulgação PMPG

Ampliação do Aeroporto

Durante a reunião, também foi confirmada a previsão de início das obras de ampliação do aeroporto nas próximas semanas. O projeto inclui a construção do taxiway, ampliação do pátio e melhorias no terminal de passageiros. Para marcar o início das obras, a prefeita convidou o Ministro Silvio Costa Filho para a assinatura da ordem de serviço.

Outra pauta relevante foi a possibilidade de transferência da gestão do Aeroporto de Ponta Grossa para a Infraero. A viabilidade desta mudança será discutida mais detalhadamente após o início das obras.

Além das tratativas sobre o aeroporto, Elizabeth Schmidt participou de outras reuniões na capital federal. Um dos encontros abordou o projeto de restauro da Estação Paraná, um patrimônio histórico de Ponta Grossa. O encontro contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.

A prefeita também se reuniu com representantes do Ministério das Cidades para discutir projetos voltados à drenagem e infraestrutura urbana no município.

*Com informações da Assessoria

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)