A atividade reuniu entre 250 e 300 pessoas. Participaram do evento representantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos e apoiadores em geral, inclusive o Deputado Federal Enio Verri e o pré-candidato ao governo do Estado, Roberto Requião (PT). A perspectiva é que o PSOL eleja o primeiro parlamentar e o primeiro mandato coletivo estadual, no Paraná.
O Mandato Coletivo do PSOL lançou neste sábado (9) sua pré-candidatura ao legislativo estadual, tendo como nome oficial Guilherme Mazer, que disputará uma cadeira na ALEP, com chances de vitória caso se confirme a expectativa de chapa forte na federação PSOL/REDE.
Na festa de Lançamento da pré-candidatura se formalizou a entrada de dois novos membros ao coletivo: Geslline Giovana Braga e Wagner do Nascimento.
Além de filiados do PSOL que vieram também de Curitiba e Londrina, o evento contou com a participação de representantes do Partidos dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical e Sindicato dos Servidores Municipais.
O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, o Deputado Federal do PSOL, Ivan Valente e o Prefeito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues (PSOL) também demonstraram apoio à pré-candidatura, através de vídeos.
O pré-candidato ao governo do estado, Roberto Requião, compareceu ao evento acompanhado do Deputado Federal Enio Verri (PT). Em sua saudação, Requião parabenizou a iniciativa do Mandato Coletivo por fazer política de um jeito diferente do tradicional, e criticou a concentração de muito dinheiro entre poucas pessoas, enquanto a grande maioria da população não vive em condições dignas.
Em suas falas, os pré-candidatos à co-deputados reforçaram a necessidade da construção política coletiva para possibilitar uma renovação no jeito de fazer política, não mais baseado no personalismo e carreirismo político. Guilherme Mazer indicou a necessidade de preservação das águas, de fomento à agricultura familiar e agroecológica, de defesa da educação pública, do meio ambiente e dos povos originários. O pré-candidato demonstrou estar animado e confiante na vitória, ao ver tantos apoiadores (entre 250 e 300 pessoas) na atividade de lançamento da pré-candidatura.