A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na última quarta-feira (30), cerca de 199,3 mil quilos de excesso de peso em veículos de carga fiscalizados na BR-376 em Ponta Grossa (PR). Os flagrantes foram realizados por uma única equipe especializada em fiscalização de trânsito, em apenas um turno de serviço.
Em um dos flagrantes, um comboio de quatro carretas de grande porte, com 30 metros de extensão, foram verificados mais de 15 mil quilos de excesso em cada veículo. Os veículos foram autuados e retidos para regularização.
Até outubro, PRF já flagrou mais excesso de peso no Paraná do que em todo o ano de 2023. Ao considerar o mesmo período, foram localizadas 8,8 mil toneladas de excesso de peso em 2024, contra 6,9 mil toneladas no ano passado. Em todo o ano de 2023 inteiro, o número alcançou 8,7 mil toneladas.
Os veículos flagrados com excesso de peso, além de serem autuados pela PRF com valores progressivos conforme o peso constatado, também ficam retidos para regularização. Ou seja, esses veículos só voltam a circular após a regularização do peso transportado.
O excesso de peso, além de danificar a via, causando mais riscos e problemas, também danifica os veículos, que circulam sem conseguir fazer uso adequado do sistema de freios e de suspensão, levando grande risco de acidentes, especialmente em trechos de serra.
Com informações da PRF
Leia também: Equipe de imunização faz mais de 11 mil atendimentos em força-tarefa nas escolas de PG