Dentre as ações deliberadas, o sindicato já ajuizou uma ação coletiva para cobrança do FGTS atrasado, processo que atualmente tramita na 2ª Vara do Trabalho
O Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa e Região, representando os trabalhadores da Metalúrgica Schiffer S.A., tomou medidas legais em resposta aos recorrentes atrasos no pagamento de salários e na falta de depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Em assembleia realizada no dia 17 de julho de 2024, foram deliberadas ações judiciais para garantir os direitos dos trabalhadores.
A decisão foi motivada após inúmeras tentativas de diálogo com a empresa, que não resultaram na regularização das pendências trabalhistas. “O sindicato vinha acompanhando a situação da Schiffer há algum tempo e buscou incessantemente resolver as questões de forma pacífica. Contudo, diante da inércia da empresa em solucionar os problemas, decidimos, junto com os trabalhadores, tomar medidas mais enérgicas”, afirma Dr. Anderson Luis Machado, advogado do setor jurídico do sindicato.
Dentre as ações deliberadas, o sindicato já ajuizou uma ação coletiva para cobrança do FGTS atrasado, processo que atualmente tramita na 2ª Vara do Trabalho de Ponta Grossa. Além disso, foi oferecida aos trabalhadores a opção de ingressar com ações de rescisão indireta do contrato de trabalho, para aqueles que desejarem, devido ao descumprimento de obrigações contratuais por parte da empresa. “As ações de rescisão indireta já estão sendo ajuizadas gradativamente para os trabalhadores que manifestaram interesse”, acrescenta Dr. Machado.
Claudir Messias da Rosa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa e Região, reforça a importância dessas medidas para a defesa dos direitos dos trabalhadores. “Nós sempre priorizamos o diálogo e a negociação, mas quando isso não é suficiente, é nosso dever proteger os direitos dos nossos associados com todas as ferramentas legais disponíveis. Não vamos descansar até que cada trabalhador receba o que lhe é devido”, declara.
O Sindicato continuará acompanhando o andamento das ações judiciais e prestando o suporte necessário aos trabalhadores durante todo o processo. A expectativa é de que a justiça seja feita e que a Metalúrgica Schiffer S.A. regularize todas as pendências trabalhistas o mais breve possível.
Comentar