Empresas de serviços públicos podem priorizar contratação via Agência do Trabalhador em PG
Projeto de Lei, de autoria de Julio Kuller (MDB), prevê prioridade na contratação de trabalhadores cadastrados em processos licitatórios do município.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (4), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 216/2025, de autoria do vereador Julio Kuller (MDB). A proposta altera a Lei nº 12.087/2015 e determina que empresas prestadoras de serviços públicos priorizem a contratação de trabalhadores cadastrados na Agência do Trabalhador.
Com a nova redação, a obrigatoriedade também passa a abranger empresas que recebem incentivos do Município. O texto estabelece que todos os processos licitatórios realizados pelo Poder Executivo para a execução de obras e serviços públicos deverão dar preferência a profissionais inscritos na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.
Mais notícias: Moraes determina prisão domiciliar a Jair Bolsonaro
A proposta prevê ainda uma flexibilização para os empregadores. Caso os trabalhadores cadastrados não atendam ao perfil exigido ou não sejam aprovados no processo seletivo, as empresas ficam autorizadas a buscar profissionais em outras bases de dados do mercado de trabalho.
De acordo com o vereador Julio Kuller, a mudança fortalece a política de geração de emprego e renda no município, além de valorizar a atuação da Agência do Trabalhador como ferramenta de intermediação. “A nova redação aprimora o texto original ao estabelecer a priorização dos trabalhadores cadastrados, mas sem inviabilizar os processos seletivos das empresas”, explicou.
*Com informações da Assessoria de Imprensa























