Coluna

Enquanto o lulapetismo derrete e o bolsonarismo está moribundo…

WhatsApp Image 2025-07-03 at 182509 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-07-03 at 182509
Rovena Rosa/Tomaz Silva/Agência Brasil/Vincius Sampaio/BnT
Ratinho Junior busca se projetar nacionalmente como alternativa à polarização entre Lula e o bolsonarismo nas eleições de 2026.

O cenário político para 2026 segue nebuloso, diante de uma provável polarização entre o petismo e o bolsonarismo, agravada pelo desgaste do governo Lula, que enfrenta baixa aprovação, e pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Quem tenta se posicionar como uma via alternativa a esse embate é o governador do Paraná, Ratinho Junior. O distanciamento de Ratinho em relação ao bolsonarismo, principal força política não apenas no Paraná, mas em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, é um indicativo claro de sua estratégia. Apesar de contar com boa popularidade e aprovação dentro do seu estado, falta ao governador projeção nacional, o que ele pretende compensar com o peso do sobrenome do pai, o apresentador Ratinho, figura bastante conhecida especialmente no Nordeste, reduto tradicional do PT e peça-chave para definir o resultado de qualquer eleição presidencial.

Mesmo com o desgaste do governo Lula, o PT aposta na retomada da pauta social e em possíveis vitórias no Congresso e no Supremo Tribunal Federal para tentar reverter o cenário desfavorável. A eventual aprovação de medidas como a taxação dos super-ricos, aliada à promessa de isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais por mês, pode ajudar a recompor a imagem do governo, hoje cada vez mais fragilizada.

Mais notícias: Prefeitos dos Campos Gerais assinam protocolo para criar polo turístico regional

Por outro lado, o bolsonarismo tenta se reorganizar, deixando claro que, com ou sem Bolsonaro, um membro da família estará nas urnas em 2026, seja a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ou um dos filhos do ex-presidente. O campo conservador segue forte, mesmo sem a presença direta de Bolsonaro nas urnas.

Nesse contexto, a figura de Ratinho Junior surge como aposta do chamado “centrão ampliado”, grupo que vê na candidatura do governador paranaense uma alternativa moderada, capaz de dialogar com setores da direita e do centro, sem necessariamente se vincular ao desgaste do bolsonarismo mais radical ou à rejeição do PT.

A incógnita que paira sobre 2026 não é apenas quem serão os candidatos, mas se o eleitorado brasileiro aceitará novamente uma disputa polarizada ou buscará uma alternativa viável fora dos extremos. Ratinho Junior tenta ocupar esse espaço, mas, para isso, terá que deixar de ser apenas uma liderança regional e conquistar o Brasil.

Gleidson Carlos

Gleidson Carlos

Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.