SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Política

Entenda projeto que vai dar 50% de desconto no IPTU em PG

Projeto aprovado prevê 50% de desconto no IPTU para imóveis com ponto de ônibus em frente. Proposta aguarda sanção da Prefeitura; confira

b9ddd4fb-27c4-4a21-81ed-ee97ee14c3c0
#image_title
Publicidade

A partir do próximo ano, moradores de Ponta Grossa que tiverem ponto de ônibus instalado em frente às suas casas poderão receber 50% de desconto no valor do IPTU. O projeto, de autoria do vereador Leandro Bianco (Republicanos), foi aprovado pela Câmara Municipal e deverá ser sancionado pela prefeita Elizabeth Schmidt nos próximos dias.

Em entrevista ao BNT News nesta quinta-feira (23), o vereador Leandro Bianco explicou que a proposta busca incentivar os moradores a permitirem a instalação de pontos de ônibus em frente aos imóveis, transformando uma situação que antes gerava resistência em uma ação de parceria com o poder público.

“Estamos incentivando as pessoas a permitirem a instalação de um ponto de ônibus em frente à sua casa. Antes, muitos não queriam, porque traz alguns transtornos — aglomeração, perda de privacidade, lixo e até dificuldade de entrar na garagem. Então, nada mais justo que o município oferecer um incentivo para que valha a pena”, afirmou Bianco.

Conheça o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Segundo o parlamentar, após a aprovação do projeto pela Câmara, a expectativa é de que a sanção ocorra nos próximos dias, e que a regulamentação defina os critérios de aplicação do benefício.

“Certamente, esse projeto será sancionado. Já construímos um diálogo com o Executivo para que seja regulamentado. E ele deve valer já a partir do próximo ano”, explicou o vereador.

Como o benefício funcionará

De acordo com a proposta, os moradores de imóveis residenciais que tiverem ponto de ônibus em frente à residência terão direito automático ao desconto de 50% no IPTU. No entanto, condomínios, terrenos sem edificação e imóveis que não tenham o ponto exatamente em frente não serão contemplados.

“Não terá nada a mais que o morador precise fazer. Apenas o fato de ter o ponto de ônibus em frente já garante o desconto. Condomínios não terão direito, e terrenos sem casa também não. Apenas residências com o ponto efetivamente em frente serão beneficiadas”, detalhou.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=s3hOFIjlqWY[/embedyt]

A regulamentação do projeto, segundo Bianco, também vai definir se o desconto será aplicado automaticamente ou se o morador deverá informar à Prefeitura.

“Acredito que o morador precisará entrar em contato com a Prefeitura para solicitar o desconto, mas tudo será amplamente divulgado. A regulamentação deve ocorrer entre esta e a próxima semana”, completou.

Leia aqui: Nucria de Ponta Grossa completa 10 anos; acompanhe ao vivo

Proximidade com a população

Durante a entrevista, Leandro Bianco ressaltou que a proposta surgiu de uma sugestão de um morador e reforçou o compromisso do mandato em ouvir as demandas da comunidade.

“Essa questão do desconto para quem tem ponto de ônibus foi uma solicitação que veio de um munícipe. Conversamos com outros vereadores e com a população, e elaboramos o projeto. Nosso mandato é participativo e busca atender de fato as necessidades das pessoas”, disse o vereador.

Bianco finalizou agradecendo o espaço no Portal BnT Online, destacando o diálogo constante com a sociedade:

“O gabinete está de portas abertas para ouvir a população e transformar ideias em projetos que melhorem a vida das pessoas. Esse é o nosso propósito.”

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →