Ponta Grossa

Escolas de PG ganham kit sobre Parque dos Campos Gerais

Um kit educativo, composto por um livreto e jogo de memória sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais, está sendo distribuído gratuitamente a todas as escolas da rede municipal de Ponta Grossa. O kit contém elementos característicos do patrimônio da região e informações adaptadas em linguagem acessível para o público infantil. Desse modo, o projeto pretende levar informação e conscientização de forma lúdica para crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos.
Cada escola irá receber 10 jogos, totalizando 900 kits doados através da Secretaria Municipal de Educação, além de 400 para o Sistema Estadual de Bibliotecas da Secretaria Estadual de Educação. Os demais exemplares foram distribuídos para o Laboratório em Turismo em Áreas Naturais, que desenvolve várias ações de educação patrimonial, e para patrocinadores do projeto. 
O livreto que acompanha o jogo serve como material de apoio e também como um “miniguia”. “A ideia é que quando alguém que está jogando acerta uma carta, leia no livreto o que ela significa”, explica a coordenadora e idealizadora do projeto, Jasmine Moreira.
Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais é um projeto aprovado pelo PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná e está sendo executado com o patrocínio da empresa Continental do Brasil e apoio da ABC Projetos Culturais.
“Projetos como esse são importantes pois Unidades de Conservação são locais ideais para a interpretação do patrimônio e a conscientização, já que podem propiciar o aumento de conhecimento e o contato com o meio ambiente”, explica Jasmine, que é ponta-grossense e docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) há mais de 20 anos. “Nada mais justo do que criar um projeto para trazer benefício para a nossa comunidade e favorecer a conservação do nosso patrimônio”, ressalta.
O Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) é uma Unidade de Conservação (UC) localizada nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, no Paraná. Foi criado em 2006 e tem a função de assegurar a proteção dos recursos naturais, plantas, animais, rios e belezas cênicas. Seu objetivo é preservar e conservar os campos nativos e as florestas de Araucárias que existem na região, além de proteger espécies ameaçadas de extinção. 
“O principal objetivo do projeto é fazer com que os participantes que terão contato com o jogo – crianças e professores – conheçam um pouco mais sobre a biodiversidade, geodiversidade e aspectos culturais da região. A ideia é que essa geração mais nova tenha conhecimento sobre o nosso patrimônio”, salienta Jasmine.
Como contrapartida social, a professora e os pesquisadores do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais realizarão palestras nas escolas da cidade.  
O projeto ainda prevê um site, onde qualquer criança poderá brincar online com o jogo da memória, além de acessar informações, imagens e produção científica sobre o PNCG. O site está disponível no link https://jogodamemoriapncg.com.br/. 

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI