A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná informou, por meio de nota oficial enviada ao Portal BnT, que já organiza a transferência de um recém-nascido de apenas oito dias, internado em Ponta Grossa. A criança nasceu com malformação cardíaca e está na UTI do Hospital Universitário Materno Infantil (Humai). Ela necessita de atendimento especializado em cardiologia pediátrica.
Segundo a nota oficial, “o paciente foi inserido na Central de Regulação de Leitos e a Secretaria já está organizando a transferência, para que ocorra o quanto antes, ainda nesta semana”. A pasta também destacou que a criança está em tratamento intensivo e nega qualquer desassistência médica.
Leia mais: Pivetti destaca falta de pontaria do Operário contra o Amazonas
A Secretaria ainda esclarece que o remanejamento “pode ocorrer dentro dos municípios que compõem as Macrorregiões ou entre as quatro Macros, de acordo com a disponibilidade do serviço”, sempre com o objetivo de garantir o melhor atendimento ao paciente.
O caso
O bebê, que tem apenas oito dias de vida, nasceu com uma grave malformação cardíaca. De acordo com os familiares, apenas o lado direito do coração está funcionando. A situação é agravada por um sopro cardíaco, que no momento permite que ele continue respirando.
Ainda segundo os familiares, caso esse sopro feche espontaneamente, há risco imediato de óbito. Por isso, é urgente a transferência do recém-nascido para uma unidade especializada em cardiologia pediátrica, com estrutura adequada para realizar os procedimentos necessários à sobrevivência da criança.
O Portal BnT segue acompanhando o caso.