Destaque Ponta Grossa

Estudantes de PG e região embarcam para projeto de intercâmbio em diferentes países

Divulgação
O programa, além de oferecer formação acadêmica no exterior, busca ampliar o repertório cultural e acadêmico dos participantes

51 alunos de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, acompanhados pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), participam do projeto “Ganhando o Mundo” promovido pelo governo do Paraná.

O programa de intercâmbio, idealizado para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual, tem o objetivo de oferecer oportunidades de formação acadêmica, experiências culturais e pedagógicas em instituições estrangeiras de diversos países.

Entre os beneficiados pelo programa está João Lucas Schimilouski Duvoisin, um jovem estudante de 15 anos do Colégio Estadual Prof. João Ricardo von Borell du Vernay, que recentemente embarcou para Cairns, na Austrália. João contou sobre sua experiência ao portal Boca no Trombone, revelando como a oportunidade transformou sua vida.

Ao descrever o processo de inscrição e aprovação no projeto, João disse que no começo do ano de 2023, após a abertura das inscrições para o projeto, ele foi incentivado por um de seus professores a se inscrever e após ler as 40 páginas do edital, se inscreveu.

Aproximadamente seis meses depois, João conta que estava em meio a uma aula de artes quando a pedagoga do colégio entrou em sua sala anunciando a todos que ele havia sido aprovado no projeto. “Na hora eu não acreditei, foi muito irreal pra mim, eu continuei não acreditando ao longo de uma semana até eu entender que realmente tinha passado nas fases do projeto”, disse.

Após os trâmites burocráticos envolvendo documentação, passaporte, visto e passagens aéreas, João e outros 51 estudantes embarcaram no dia 20 de janeiro com destino à Austrália e outros países, onde passarão seis meses estudando em uma instituição de ensino local.

“Eu estou vivendo a melhor fase da minha vida, está sendo tudo muito surreal pois eu sempre tive o sonho de viajar para o exterior e estudar fora mas nunca imaginei que seria nesse momento, tão novo e tão cedo. Estou aprendendo algo novo todos os dias, tendo experiências novas, me entendendo mais e entendendo as pessoas, me aperfeiçoando”, contou entusiasmado.

Clique no link abaixo e confira a lista dos estudantes de Ponta Grossa e região que embarcaram nessa aventura:

LISTA DE APROVADOS NO PROJETO GANHANDO O MUNDO

Projeto Ganhando o Mundo

Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.

Os objetivos do programa são: ampliar o repertório cultural e acadêmico; permitir a vivência e experiência na realidade de outros países; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná e; potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da língua inglesa.

Leia também: UEPG inicia matrícula de calouros nesta quinta-feira (1°)


    Lucas Portela

    Lucas Portela

    Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

    Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone