Ponta Grossa

Estudo propõe ampliação de 1 km em pista do aeroporto de PG

Aeroporto Sant'Anna Azul Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-27 at 163831
Foto: Prefeitura de Ponta Grossa
O Município solicitou ao Governo Federal um aval formal para análise conjunta do projeto de extensão da pista de 1.430 metros para 2.500 metros.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa formalizou ao Governo Federal, no início de junho, um pedido para a realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a ampliação da pista de pouso do Aeroporto Sant’Anna. Nessa semana, o Município também solicitou a cessão de uma área localizada no bairro Cará-Cará, próxima ao empreendimento, com essa finalidade. 

Nesta sexta-feira (27), a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), Aliel Machado (PV) e o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko discutiram a ação de ampliação foi discutida juntamente com técnicos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A reunião ocorreu no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 

Leia mais: Paraná atrai mais de 377 mil migrantes em cinco anos, aponta Censo 2022

Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, a atual extensão da pista do Aeroporto Sant’Ana limita a operação de aeronaves maiores, o que restringe a ampliação de voos comerciais de médio e grande porte. Com a incorporação de uma nova área, será possível expandir a infraestrutura aeroportuária, favorecendo a conectividade regional e o desenvolvimento econômico.

Para viabilizar a ampliação, o Município solicitou ao Governo Federal um aval formal para análise conjunta do projeto de extensão da pista de 1.430 metros para 2.500 metros já incluído no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). A área necessária abrange o prolongamento da tangente do Desvio Ribas, paralela à pista, até a conexão com a linha férrea nas proximidades da Fazenda Escola do CESCAGE.

WhatsApp Image 2025-06-27 at 163714 1
Reprodução PMPG

Além da ampliação do aeroporto, o projeto contempla a destinação de parte do terreno para a construção de um novo conjunto habitacional e espaços públicos de lazer, como praça, campo de futebol, quadra esportiva e parque.

Voos comerciais

As tratativas do município em busca de melhorias para o Aeroporto Sant’Anna se dão em um contexto de atrair voos comerciais para Ponta Grossa. Cabe destacar que a companhia Azul Linhas Aéreas encerrou as suas atividades comerciais no mês de março, permanecendo os transportes de carga. Desde então, o Município têm se articulado com o Governo Federal e com o Governo do Estado em busca da retomada dos voos. 

O Ministério de Portos e Aeroportos também sinalizou a possibilidade de o Aeroporto Sant’Anna ser incluído no Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR) e receber recursos da União para novas melhorias. A entidade afirmou que o aeródromo de Ponta Grossa é um dos “elegíveis”. 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.