A fase regional da 67ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) começou nesta sexta-feira (27) com a participação de mais de 13 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, comissões organizadoras e equipes de arbitragem. As disputas seguem até domingo (29) em 12 municípios-sede espalhados pelo Estado: Campo Largo, Prudentópolis, Jacarezinho, Rolândia, Mandaguari, Umuarama, Ubiratã, Planalto, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Medianeira e Marumbi.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras locais, o evento é a principal vitrine do esporte adulto no Paraná. Nesta edição de 2025, participam 13.238 atletas e dirigentes, representando 269 cidades, cerca de 67% dos municípios paranaenses.
A competição reúne 794 equipes disputando as modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, bocha e bolão, com idade mínima de 17 anos e sem limite máximo.
De acordo com o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros D’el Rei, os Jogos Abertos encerram o ciclo de formação esportiva promovido pelo Estado. “Essa é a etapa final de um trabalho que começa com os Jogos Escolares e segue com os Jogos da Juventude. Nos JAPs, atletas de diferentes idades têm a chance de representar seus municípios com orgulho”, afirmou.
Os classificados dessa fase avançam para a etapa macrorregional, marcada para os dias 28 a 31 de agosto nas cidades de Paranaguá, Jandaia do Sul, Goioerê e Palmas. A fase final dos Jogos será realizada em Campo Mourão, em dois fins de semana de novembro: 13 a 16 e 27 a 30.
Com supervisão de Marcos Silva.
Comentar