Fé e tradição marcam Corpus Christi em Ponta Grossa; veja fotos
A tradição de Corpus Christi tomou conta das ruas do centro de Ponta Grossa nesta quinta-feira (4). Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 2,5 mil fiéis participaram da confecção dos tradicionais tapetes coloridos que prepararam o caminho para a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento. O trabalho começou por volta das 6h30 e […]

A tradição de Corpus Christi tomou conta das ruas do centro de Ponta Grossa nesta quinta-feira (4). Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 2,5 mil fiéis participaram da confecção dos tradicionais tapetes coloridos que prepararam o caminho para a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento.
O trabalho começou por volta das 6h30 e reuniu integrantes de paróquias, pastorais, movimentos, escolas e organizações. Ao longo do trajeto, os desenhos chamaram a atenção pelos detalhes e símbolos ligados à fé católica, transformando as ruas em um grande espaço de celebração e devoção.
Confira a galeria de fotos aqui:
Neste ano, a celebração ganhou um significado especial por acontecer durante o centenário da Diocese de Ponta Grossa. Com o tema “Eucaristia: fonte de vida e comunhão, esperança e missão”, os tapetes abordaram temas como a Eucaristia, a Campanha da Fraternidade 2026, o Jubileu do Centenário da Diocese, as vocações, a catequese e a família.
A programação religiosa contou ainda com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, na Capela do Asilo São Vicente de Paulo. Durante a homilia, o bispo destacou a importância da união e da comunhão entre os fiéis.
“O pão é feito de muitos ingredientes. A missa também é assim. Nós somos como os ingredientes que, unidos pelo Espírito Santo, formam uma comunidade celebrante. Na Eucaristia, aquilo que é fruto da união de muitos se torna Corpo e Sangue de Cristo”, afirmou Dom Bruno.
Outra novidade deste ano foi a participação das cinco novas paróquias da Diocese na organização dos tapetes. Para permitir essa integração, comunidades, pastorais e movimentos dividiram os espaços do trajeto.
A celebração de Corpus Christi também teve um gesto de solidariedade, com incentivo à arrecadação de alimentos destinados às pastorais sociais e entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A Cáritas Diocesana ficou responsável pelo recolhimento e encaminhamento das doações.

































