Destaque Ponta Grossa

Feira de empreendedorismo movimenta colégio Sagrada Família

Captura de tela 2023-11-01 150058 Boca no Trombone
A iniciativa proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender a organizar e transformar ideias em negócios, mobilizando também famílias e professores.

No colégio Sagrada Família em Ponta Grossa, a 9ª edição da feira de empreendedorismo proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender a organizar e transformar ideias em negócios. A iniciativa envolveu 193 alunos de 6 turmas, formando 29 equipes, além de mobilizar famílias e professores.

O destaque da feira é o compromisso com a solidariedade. De 80 a 100% dos lucros das vendas dos produtos serão doados a ONGs locais, escolhidas pelos próprios alunos. Eles visitam as instituições, identificam as necessidades e utilizam os recursos arrecadados para comprar os itens necessários e fazer as doações.

A professora da disciplina “Projeto de Vida”, Pauline Balabuch, enfatiza a importância de ensinar responsabilidades práticas aos estudantes antes de deixarem a escola, preparando-os para o futuro. “Esse tipo de ação faz toda a diferença na vida dos estudantes porque independente da profissão que eles vão seguir, eles precisam ter a noção de gestão, toda a questão de custos de aluguel, condomínio, funcionários e hoje eles estão aprendendo isso na prática”, ressalta.

Somente os alunos do 2º ano do ensino médio realizaram a criação de empresas e arrecadação com seus produtos. Os demais estudantes de outros períodos participaram como clientes, assim como os pais dos alunos, professores e funcionários.

A irmã Letícia Marshall elogia a organização e empenho dos alunos, destacando o benefício dessa experiência para o desenvolvimento futuro deles. “Achei muito interessante a questão da organização, os alunos estão como verdadeiros empresários, entendendo o que estão fazendo, bem animados e dispostos e acredito que essa ação é muito importante já pensando no futuro para cada um desses jovens, vendo que eles podem aprender e desenvolver mais, é uma prática muito interessante para levarmos para a nossa escola também”.

Bianca Natália, estudante participante, compartilhou sua empolgação sobre a empresa que criou com suas amigas, a Sweet Halloween. Elas vendem doces personalizados com o tema da festa das bruxas, comemorada em outubro. “Está sendo uma experiência muito bacana, fiquei responsável pelo marketing da nossa empresa para convidar as pessoas a conhecerem nosso trabalho e 80% dos nossos lucros vão para a SOS Bichos. Foi uma etapa muito legal porque aprendemos a lidar com o próprio negócio, cuidados, responsabilidades e com isso nos fortalecemos ainda mais”.

Márcio Húpalo, pai de uma das alunas e empresário, elogia a iniciativa do colégio e destaca a importância do ensino de empreendedorismo para os jovens, preparando-os para o início da vida adulta. “Em primeiro lugar tenho que parabenizar o colégio pela iniciativa e em segundo, na minha opinião, uma coisa fantástica do novo ensino médio é trazer para as crianças e adolescentes essa noção de empreendedorismo, iniciativa e pensar em oportunidades futuras. Acho fantástica a ideia porque é uma oportunidade que eu, particularmente não tive quando eu estava na idade da minha filha, é muito bom ver as coisas evoluindo”, conta.

Confira a reportagem completa abaixo:

Leia também: Colégio Sagrada Família chega aos 90 anos e projeta o futuro

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)