No colégio Sagrada Família em Ponta Grossa, a 9ª edição da feira de empreendedorismo proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender a organizar e transformar ideias em negócios. A iniciativa envolveu 193 alunos de 6 turmas, formando 29 equipes, além de mobilizar famílias e professores.
O destaque da feira é o compromisso com a solidariedade. De 80 a 100% dos lucros das vendas dos produtos serão doados a ONGs locais, escolhidas pelos próprios alunos. Eles visitam as instituições, identificam as necessidades e utilizam os recursos arrecadados para comprar os itens necessários e fazer as doações.
A professora da disciplina “Projeto de Vida”, Pauline Balabuch, enfatiza a importância de ensinar responsabilidades práticas aos estudantes antes de deixarem a escola, preparando-os para o futuro. “Esse tipo de ação faz toda a diferença na vida dos estudantes porque independente da profissão que eles vão seguir, eles precisam ter a noção de gestão, toda a questão de custos de aluguel, condomínio, funcionários e hoje eles estão aprendendo isso na prática”, ressalta.
Somente os alunos do 2º ano do ensino médio realizaram a criação de empresas e arrecadação com seus produtos. Os demais estudantes de outros períodos participaram como clientes, assim como os pais dos alunos, professores e funcionários.
A irmã Letícia Marshall elogia a organização e empenho dos alunos, destacando o benefício dessa experiência para o desenvolvimento futuro deles. “Achei muito interessante a questão da organização, os alunos estão como verdadeiros empresários, entendendo o que estão fazendo, bem animados e dispostos e acredito que essa ação é muito importante já pensando no futuro para cada um desses jovens, vendo que eles podem aprender e desenvolver mais, é uma prática muito interessante para levarmos para a nossa escola também”.
Bianca Natália, estudante participante, compartilhou sua empolgação sobre a empresa que criou com suas amigas, a Sweet Halloween. Elas vendem doces personalizados com o tema da festa das bruxas, comemorada em outubro. “Está sendo uma experiência muito bacana, fiquei responsável pelo marketing da nossa empresa para convidar as pessoas a conhecerem nosso trabalho e 80% dos nossos lucros vão para a SOS Bichos. Foi uma etapa muito legal porque aprendemos a lidar com o próprio negócio, cuidados, responsabilidades e com isso nos fortalecemos ainda mais”.
Márcio Húpalo, pai de uma das alunas e empresário, elogia a iniciativa do colégio e destaca a importância do ensino de empreendedorismo para os jovens, preparando-os para o início da vida adulta. “Em primeiro lugar tenho que parabenizar o colégio pela iniciativa e em segundo, na minha opinião, uma coisa fantástica do novo ensino médio é trazer para as crianças e adolescentes essa noção de empreendedorismo, iniciativa e pensar em oportunidades futuras. Acho fantástica a ideia porque é uma oportunidade que eu, particularmente não tive quando eu estava na idade da minha filha, é muito bom ver as coisas evoluindo”, conta.
Confira a reportagem completa abaixo:
Leia também: Colégio Sagrada Família chega aos 90 anos e projeta o futuro