O colégio Sagrada Família, localizado no centro de Ponta Grossa, realizou sua tradicional Feira do Empreendedor nesta terça-feira (22). O evento que iniciou às 8h e encerrou às 18h movimentou a comunidade escolar e a população local. Neste ano o evento destacou a gastronomia e reuniu alunos, professores, familiares e visitantes externos, lotando o colégio em um dia de determinação e sucesso.
O evento foi organizado pelos alunos do segundo ano do ensino médio, dentro da disciplina ‘Projeto de Vida’ que acompanha os estudantes ao longo dos três anos da etapa escolar. Na feira, os jovens organizaram desde o planejamento inicial até a estratégia de marketing, promovendo 22 empresas que ofereceram uma diversidade de produtos alimentícios, como hambúrgueres, batatas fritas, pizzas, sucos e sorvetes.
Mais do que uma oportunidade de aprendizado prático, a Feira do Empreendedor no Colégio Sagrada Família também possui um viés social. Segundo o professor da instituição, Thiago Guilherme de Souza, 80% do lucro obtido pelas empresas estudantis é destinado a instituições de caridade da cidade e para o professor, isso vai de encontro aos ideais da própria rede de ensino. “Esse valor arrecadado está dentro do que é ser Sagrada Família. Aqui, o empreendedorismo é mais do que negócio, é uma lição de vida”, pontua.
A irmã Edites, avalia com orgulho essa edição da feira. “O aprendizado é muito lindo, é um aprendizado que encanta os nossos alunos e que os levam à prática. Estou orgulhosa com os nossos alunos, do trabalho dos nossos professores que é intenso e que é realmente um trabalho de amor à arte de ensinar”, conta.
Diferenciais
A aluna da instituição, Gabrieli, demostrou empenho na empresa que geriu com suas amigas na venda de soda italiana. “O nosso diferencial é que tudo é um processo diferente e que chama a atenção. Na preparação sai uma fumacinha que origina do gelo seco que a gente coloca, a bebida é bem colorida, utilizamos xaropes e é uma delícia”, cita. Animada, a jovem conta que a meta da empresa foi superada logo nas primeiras horas de feira. “Nosso objetivo era vender cem unidades pela manhã e cem durante a tarde, contudo, já vendemos quatrocentas sodas italianas. A gente precisou sair cinco vezes da feira para adquirir insumos, do tanto que já vendemos. As vendas estão indo bem e estamos bem felizes com o resultado”, finaliza.
Com a participação de mais de 150 alunos, pais e professores, o evento não só contribuiu para a formação empreendedora dos estudantes, mas também reforçou o papel do Colégio Sagrada Família em integrar aprendizado acadêmico, desenvolvimento pessoal e impacto positivo na sociedade.