Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Ponta Grossa

Feira Pop é sucesso de público e Projeto Sou PG impulsiona turismo criativo

WhatsApp Image 2024-03-26 at 4.43.13 PM Boca no Trombone
A iniciativa, que visa valorizar a produção local e fortalecer a identidade turística da cidade, abriu oportunidades para profissionais criativos formalizados

No BNT Entrevista de hoje, Maria Luiza Cavazotti, conselheira da Cultura e Turismo de Ponta Grossa, e Michelle Turek, Assistente Administrativa da Secretaria de Turismo, foram as convidadas. Elas discutiram o sucesso da Feira Pop, realizada no último final de semana, e detalharam o Projeto Sou PG, destinado a promover o turismo criativo na região.

A Feira Pop, que ocorreu na rua Benjamin Constant no último final de semana, reuniu mais de 90 artesãos, exibindo uma ampla variedade de produtos de economia criativa. Maria explicou que a ideia da feira surgiu de uma pesquisa conduzida pelo secretário de cultura, Alberto Portugal, e sua equipe, em resposta ao clamor do público por um evento que englobasse diversas iniciativas criativas.

“A feira é muito mais ampla do que apenas uma feira de artesanato, ela realmente contempla muitas iniciativas criativas, nós temos lá os brechós que estão super em alta pela questão da sustentabilidade, podem estar também os colecionadores. A Feira Pop veio para ficar, todos os domingos até dezembro e vamos fazer com que todo mundo se orgulhe muito dos nossos produtos”, disse.

O edital inicial disponibilizou 230 vagas para os expositores, com cada um ocupando uma área máxima de dois metros de largura por três metros de comprimento. No entanto, o número de vagas pode ser ampliado conforme a disponibilidade.

A aceitação do público à primeira edição da feira foi boa, como destacou Maria. Ela revelou que já está realizando um levantamento sobre a satisfação dos participantes e mencionou que, no último domingo, alguns turistas que passavam pelo local adquiriram peças dos produtores locais. “Estamos bombando com a Feira Pop e já temos visitações além da expectativa muito participativa dos expositores”, contou.

Projeto Sou PG – Souvenir Criativo

A iniciativa, que visa valorizar a produção local e fortalecer a identidade turística da cidade, abriu oportunidades para profissionais criativos formalizados, como Micro e Pequenas Empresas, artesãos, designers, artistas, entre outros.

Michelle Turek explicou que o projeto está em sua segunda edição e observou um aumento significativo na demanda em relação ao ano anterior, com 56 inscrições em 2024, em comparação com 25 no ano anterior. “Ponta Grossa vem crescendo cada vez mais no turismo, a gente vê cada vez mais os atrativos investindo naquilo que já possuem, melhorando a recepção dos turistas, nós também temos investido, pela prefeitura, em sinalização turística”, disse.

Trazendo mais detalhes sobre o projeto, Michelle explicou sua visão como turismóloga sobre o futuro do turismo em Ponta Grossa. “É frutificante para Ponta Grossa, vemos que o turista está procurando cada vez mais esses souvenirs porque a intenção do projeto é valorizar o artesão e seus trabalhos para que eles criem um produto inovador e que represente a cidade. O turista leva para casa a materialização do que ele está visitando e vai estar sempre lembrando daquela região da cidade”, ressaltou.

Os participantes do projeto passam por um período de qualificação de dois meses, que inclui oficinas, workshops e mentorias individuais. Eles também realizam saídas técnicas para visitar atrativos locais, com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação em seus produtos.

Assista abaixo a entrevista completa:

Leia também: Feira Pop abre espaço para criatividade e comércio artesão em Ponta Grossa

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Cão e bombeiro são atacados por abelha em PG Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu