No BNT Entrevista de hoje, Maria Luiza Cavazotti, conselheira da Cultura e Turismo de Ponta Grossa, e Michelle Turek, Assistente Administrativa da Secretaria de Turismo, foram as convidadas. Elas discutiram o sucesso da Feira Pop, realizada no último final de semana, e detalharam o Projeto Sou PG, destinado a promover o turismo criativo na região.
A Feira Pop, que ocorreu na rua Benjamin Constant no último final de semana, reuniu mais de 90 artesãos, exibindo uma ampla variedade de produtos de economia criativa. Maria explicou que a ideia da feira surgiu de uma pesquisa conduzida pelo secretário de cultura, Alberto Portugal, e sua equipe, em resposta ao clamor do público por um evento que englobasse diversas iniciativas criativas.
“A feira é muito mais ampla do que apenas uma feira de artesanato, ela realmente contempla muitas iniciativas criativas, nós temos lá os brechós que estão super em alta pela questão da sustentabilidade, podem estar também os colecionadores. A Feira Pop veio para ficar, todos os domingos até dezembro e vamos fazer com que todo mundo se orgulhe muito dos nossos produtos”, disse.
O edital inicial disponibilizou 230 vagas para os expositores, com cada um ocupando uma área máxima de dois metros de largura por três metros de comprimento. No entanto, o número de vagas pode ser ampliado conforme a disponibilidade.
A aceitação do público à primeira edição da feira foi boa, como destacou Maria. Ela revelou que já está realizando um levantamento sobre a satisfação dos participantes e mencionou que, no último domingo, alguns turistas que passavam pelo local adquiriram peças dos produtores locais. “Estamos bombando com a Feira Pop e já temos visitações além da expectativa muito participativa dos expositores”, contou.
Projeto Sou PG – Souvenir Criativo
A iniciativa, que visa valorizar a produção local e fortalecer a identidade turística da cidade, abriu oportunidades para profissionais criativos formalizados, como Micro e Pequenas Empresas, artesãos, designers, artistas, entre outros.
Michelle Turek explicou que o projeto está em sua segunda edição e observou um aumento significativo na demanda em relação ao ano anterior, com 56 inscrições em 2024, em comparação com 25 no ano anterior. “Ponta Grossa vem crescendo cada vez mais no turismo, a gente vê cada vez mais os atrativos investindo naquilo que já possuem, melhorando a recepção dos turistas, nós também temos investido, pela prefeitura, em sinalização turística”, disse.
Trazendo mais detalhes sobre o projeto, Michelle explicou sua visão como turismóloga sobre o futuro do turismo em Ponta Grossa. “É frutificante para Ponta Grossa, vemos que o turista está procurando cada vez mais esses souvenirs porque a intenção do projeto é valorizar o artesão e seus trabalhos para que eles criem um produto inovador e que represente a cidade. O turista leva para casa a materialização do que ele está visitando e vai estar sempre lembrando daquela região da cidade”, ressaltou.
Os participantes do projeto passam por um período de qualificação de dois meses, que inclui oficinas, workshops e mentorias individuais. Eles também realizam saídas técnicas para visitar atrativos locais, com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação em seus produtos.
Assista abaixo a entrevista completa:
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