A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, encerrou nesta sexta-feira (4) a primeira etapa do programa Feira Verde em 2025 com números expressivos: foram mais de 45 mil atendimentos registrados entre janeiro e junho. A iniciativa permite que moradores troquem materiais recicláveis por frutas, verduras, créditos no transporte coletivo e outros alimentos.
Durante o primeiro semestre, o programa percorreu mais de 200 pontos de troca em todas as regiões da cidade, promovendo a coleta de quase 1,8 mil toneladas de recicláveis. A ação também recolheu 25,1 mil pneus e distribuiu 647,6 toneladas de alimentos. Além disso, R$ 124 mil em créditos do transporte coletivo foram entregues à população participante.
“Quero destacar o trabalho desenvolvido pelas nossas equipes diariamente, e também a população que se mobiliza para ajudar o meio ambiente, soma que possibilita resultados tão significativos como esses”, afirmou o secretário municipal Izaltino Cordeiro dos Santos.
As equipes do Feira Verde atuam de segunda a sexta-feira, com visitas mensais em dias e horários fixos para facilitar o planejamento dos moradores.
Novidades para o segundo semestre
A programação do segundo semestre começa no dia 14 de julho e contará com seis novos pontos de troca. A ampliação, segundo o secretário, estava prevista apenas para 2026, mas foi antecipada devido à boa adesão da população.
“Era uma meta para 2026 que já conseguimos viabilizar para este 2º semestre, ampliando ainda mais a nossa presença nos bairros e distritos”, explica Izaltino.
Balanço do 1º semestre de 2025 – Feira Verde
-
1.770 toneladas de recicláveis recolhidas
-
25.100 pneus entregues pela população
-
647,6 toneladas de alimentos distribuídos
-
R$ 124 mil em créditos do transporte coletivo repassados
-
45 mil atendimentos realizados nos pontos de troca
Com os resultados obtidos, o programa se consolida como uma das principais iniciativas de sustentabilidade e segurança alimentar do município.
Comentar