Ponta Grossa será palco de uma verdadeira celebração das artes cênicas entre os dias 20 e 26 de julho com a realização do 4º Festival de Teatro Prosiá. Gratuito e acessível, o evento reúne produções locais e de outros estados em seis dias de programação diversificada, com apresentações, oficinas e uma mostra competitiva.
Organizado pelo Coletivo Cacareco, o Prosiá já se consolidou como um dos principais festivais de teatro do Paraná. Neste ano, a programação será dividida em três mostras: Mostra de Estreias, Mostra de Espetáculos Já Estreados e Mostra Competitiva de Cenas Curtas. Os espetáculos serão apresentados em diferentes locais da cidade, com entrada franca em todas as atividades.
Na Mostra de Estreias, grupos de Ponta Grossa apresentam obras criadas especialmente para o Festival. Já a Mostra de Espetáculos Já Estreados traz montagens reconhecidas de companhias de cidades como Curitiba, São Paulo e Londrina. A Mostra Competitiva de Cenas Curtas reúne 12 cenas de até 10 minutos, selecionadas entre produções do Paraná e de São Paulo.
Entre os destaques da programação estão os espetáculos “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Fubá – uma receita para o tempo”, além das produções ponta-grossenses “Os Dois Perdidos” e “Maria Minhoca”. As cenas curtas também prometem variedade temática e estilística, com propostas vindas de São Paulo, Curitiba e da própria cidade-sede.
Segundo o diretor e produtor do Festival, Renan Sota, a proposta é democratizar o acesso ao teatro e valorizar a diversidade estética. “Queremos levar o teatro ao maior número de pessoas, com uma programação que estimule diferentes experiências cênicas. É uma ação pensada para ser democrática, gratuita e descentralizada”, afirma.
Além dos espetáculos, o evento também oferece oficinas formativas e ações de acessibilidade. “O Prosiá vai além das apresentações. Ele é um espaço de formação e troca, que fortalece o cenário teatral local. Por isso incentivamos novas produções e investimos em estreias, oficinas e formação de público”, destaca Bya Paixão, também produtora do Festival e integrante do Coletivo Cacareco.
A Mostra Competitiva de Cenas Curtas contará com júri técnico formado por três profissionais com ampla experiência nas artes cênicas. As categorias premiadas incluem Melhor Cena, Concepção, Atuação, Cenário, Figurino, Texto, Maquiagem e Adaptação.
Inspirado na tradição popular de “prosiar” – conversar, trocar histórias e experiências –, o nome do Festival traduz a proposta do evento: criar um espaço de encontro e diálogo entre artistas, público e territórios, tendo o teatro como elo.
O Festival Prosiá é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.
Com supervisão de Marcos Silva.
Comentar