Ponta Grossa

Fiéis saem em defesa de padre acusado de promover discurso de ódio em Ponta Grossa

WhatsApp Image 2025-02-10 at 092447 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-02-10 at 092447
Divulgação
Grupo de paroquianos acusa o sacerdote de falas inadequadas, enquanto fiéis destacam sua dedicação e carisma na condução da paróquia.

Fiéis da comunidade católica da Paróquia Sant’Ana, em Ponta Grossa, se manifestaram nesta segunda-feira (10) em defesa do padre Claudemir Nascimento Leal, acusado por um grupo de paroquianos que de promover discurso de ódio durante sua posse, realizada em janeiro deste ano.

Durante a celebração da Santa Missa, realizada às 11h da manhã na Catedral Sant’Ana, um grande número de fiéis compareceu para acompanhar a homilia do sacerdote, conforme informações repassadas por um devoto. “Vê-se o quão cheia estava a igreja, talvez se as ‘120 pessoas’ estivessem presentes, estas estariam em pé”, aponta um dos fiéis, rebatendo os paroquianos. 

 

“Padre Claudemir é muito querido por todos, tem o dom da fala, suas homilias são sempre para reflexão e aprendizado, desempenha com maestria o seu papel de mensageiro do Senhor e é alguém que realmente se dedica a espalhar a fé, esperança e amor a todos. O respeito deve sempre prevalecer”, diz.

Caso 

Paroquianos procuraram a equipe de reportagem para relatar a indignação em relação à postura do Padre Claudemir em sua posse. A alegação é de que ele teria se comparado com Jesus Cristo ao mencionar  e teria distratado o padre anterior em trechos das suas falas.  

Leia mais: Projeto social de natação fecha parceria com a Secretaria de Esportes de PG

O grupo afirma sentir-se “envergonhado, desrespeitado e oprimido” pelas falas e atitudes do pároco. “Apenas porque ele atingiu um objetivo particular dele que era ser pároco da Catedral, não dá o direito dele fazer o que está fazendo com nossa comunidade. Falas na missa de que ele é o único astro ali estão afastando cada vez mais nossos paroquianos”, diz um trecho do comunicado.

Na mesma nota, os fiéis que criticam o sacerdote pediram retratação pública. “Pedimos que ele tenha a humildade e a hombridade de se retratar publicamente sobre seu discurso, falas e atitudes, pedir desculpas ao Pe. Ivan, a Dom Sérgio e aos conselhos da Catedral, e perceba que não haverá clima para ele continuar ali, e peça pra sair, antes que a comunidade se reduza ainda mais.”

A equipe de reportagem do Portal BnT procurou o padre Claudemir Nascimento Leal para comentar as acusações, mas o religioso preferiu não se pronunciar. Relembre o caso completo clicando aqui

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22)