Ponta Grossa

Filho de Mayr Facci compartilha histórias curiosas de “O Gato” para o Memorial do Basquete de Ponta Grossa

WhatsApp Image 2024-08-29 at 17.39.24 (1) Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-08-29 at 17.39.24 (1)
Foto: Divulgação
Filho de Mayr Facci relembra histórias curiosas de sua vida e carreira para o Memorial do Basquete de Ponta Grossa, destacando amor e conquistas no esporte.

A Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa (AMBPG) segue comprometida em preservar a história do esporte na região e um dos nomes mais importantes que faz parte desse legado é Mayr Facci, conhecido como “O Gato”. Grande ícone do basquete nacional e internacional, Facci teve uma carreira notável tanto dentro quanto fora das quadras. Agora, seu filho caçula, Marcus Facci, 67, decidiu compartilhar duas histórias curiosas sobre a vida de seu pai com o Memorial do Basquete de Ponta Grossa.

Uma das lembranças mais marcantes de Marcus envolve o romance entre seu pai e sua mãe, Evelyn Van Wilpe Swhartz. Nos anos 1950, Mayr Facci, paulista de nascença, foi convocado pela Confederação Brasileira de Basquete para integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos. Durante uma visita da Seleção a Ponta Grossa para realizar jogos-treino, Mayr conheceu Evelyn em um desses eventos, e os dois se apaixonaram à primeira vista. Depois de concluir seus compromissos com a Seleção, Facci retornou à cidade para casar com Evelyn, o que fez com que decidisse estabelecer residência em Ponta Grossa.

Outra passagem memorável envolve a tentativa do Flamengo de levar Mayr Facci para o time de basquete carioca. Segundo Marcus, o clube chegou a oferecer ao Guarani Esporte Clube dois jogadores, incluindo o lendário Zagallo, em troca de Facci. No entanto, o Guarani recusou a proposta, e Mayr, já casado e feliz em Ponta Grossa, optou por não sair.

Mayr Facci fez história no basquete brasileiro, representando a Seleção em duas edições dos Jogos Olímpicos (1952 e 1956), além de participações em Campeonatos Mundiais, Pan-Americanos e Sul-Americanos. Foi também um ícone do Guarani Esporte Clube e deixou seu nome marcado em competições estaduais, sendo oito vezes campeão paranaense. Em homenagem ao seu legado, foi criado o Torneio Mayr Facci para veteranos de basquete em Ponta Grossa.

Facci faleceu em 2015, aos 87 anos, mas sua história continua viva através do Memorial do Basquete e das lembranças de seus familiares.

WhatsApp Image 2024-08-29 at 17.39.24 Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-08-29 at 17.39.24

Leia também: Ponta Grossa tem maior número de mortes por colisão no trânsito desde 2018

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)