Moradores dos bairros São José e Oficinas, em Ponta Grossa, começaram a perceber, desde essa quarta-feira (21), alterações no gosto e no cheiro da água distribuída pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Segundo a empresa, o problema é consequência da floração de algas na Represa de Alagados, principal manancial que abastece a cidade.
Em nota, a Sanepar informou que a situação está relacionada à estiagem que atinge a região, favorecendo o desenvolvimento das algas. A companhia reforça que, apesar do desconforto causado pelo odor e pelo sabor diferentes, a água continua própria para o consumo humano e não oferece riscos à saúde.
“A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação, sem ocasionar riscos à saúde da população”, diz a nota da Sanepar.
Para amenizar os efeitos percebidos pelos consumidores, a Sanepar adotou medidas técnicas, como o aumento na dosagem de carvão ativado e dióxido de cloro no processo de tratamento da água.
A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da companhia para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.
Confira abaixo a íntegra da nota:
“Atendendo recomendação da Portaria de Consolidação nº 5/2017-MS (Anexo XX alterado pela Portaria 888/2017), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Informamos que esta alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem. A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde. Deste modo, a Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente. A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Sanepar para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.”