#VCcomaBNT

Floração de algas em Alagados altera gosto e cheiro da água em Ponta Grossa

A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde, segundo a Sanepar Boca no Trombone A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde, segundo a Sanepar
Imagem: Breakdown/Pixabay
Sanepar afirma que não há risco à saúde e que situação está sendo controlada; reclamações devem ser registradas nos canais oficiais da companhia

Moradores dos bairros São José e Oficinas, em Ponta Grossa, começaram a perceber, desde essa quarta-feira (21), alterações no gosto e no cheiro da água distribuída pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Segundo a empresa, o problema é consequência da floração de algas na Represa de Alagados, principal manancial que abastece a cidade.

Em nota, a Sanepar informou que a situação está relacionada à estiagem que atinge a região, favorecendo o desenvolvimento das algas. A companhia reforça que, apesar do desconforto causado pelo odor e pelo sabor diferentes, a água continua própria para o consumo humano e não oferece riscos à saúde.

“A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação, sem ocasionar riscos à saúde da população”, diz a nota da Sanepar.

Para amenizar os efeitos percebidos pelos consumidores, a Sanepar adotou medidas técnicas, como o aumento na dosagem de carvão ativado e dióxido de cloro no processo de tratamento da água.

A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da companhia para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.

Confira abaixo a íntegra da nota: 
“Atendendo recomendação da Portaria de Consolidação nº 5/2017-MS (Anexo XX alterado pela Portaria 888/2017), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Informamos que esta alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem. A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde. Deste modo, a Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente. A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Sanepar para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.”

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

AVIÃO CAI NA ÍNDIA 📢🏠 Construtora Pride anuncia novo condomínio em PG Talk show debate o papel das mulheres no turismo local Conect ACIPG promove semana de inovação 📢 🚧INVESTIMENTOS EXPRESSIVOS Obras da EPR Litoral Pioneiro geram melhorias e empregos na região 📢 Castro realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher nesta sexta-feira #castro #cidades #camposgerais #bnt #online 📢 👨‍🏫Cursinho Popular da Igrejinha de Uvaranas completa 18 anos e busca professores voluntários