Forças de segurança e Prefeitura de PG realizam Operação Ferro Velho para coibir furto de metais Foto: Assessoria PMPG

Forças de segurança e Prefeitura de PG realizam Operação Ferro Velho para coibir furto de metais

A fiscalização visou inibir práticas ilícitas

Das Assessorias 01.07.2022 21h19

Com o objetivo de aumentar a fiscalização em estabelecimentos que realizam a compra e venda de materiais como alumínio, ferro e metal, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, setor de Alvará e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou a Operação Ferro Velho. Através de uma ação ordenada em estabelecimentos já denunciados ou visados como possíveis compradores de materiais furtados, a ação visa coibir os furtos de fiação de cobre e peças metálicas patrimônio público.

 A Operação Ferro Velho ocorreu nesta sexta (1), das 8h às 13 horas, vistoriando 30 estabelecimentos e aplicando 12 notificações, 4 autos de infração de alvará, 10 notificações por falta de apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e 8 notificações da Polícia Civil para abertura de ferro velho. Não foi realizada a apreensão de fiação de cobre e nenhuma pessoa foi encaminhada à 13ª Subdivisão Policial por suspeita de receptação de material

A fiscalização visou inibir práticas ilícitas e também educar os empresários do setor, da gravidade de comprar metais sem saber a procedência. Segundo Cláudio Grokoviski, secretário da Fazenda, comenta que constantemente são registrados atos de vandalismo e furtos de fiação da iluminação pública e patrimônio público, como os monumentos históricos da cidade. Para ele, os furtos ocorrem porque há demanda, na receptação destes cabos roubados. "No entanto, nesta ação não tivemos apreensões o que significa uma maior conscientização dos empresários em não comprarem metais roubados", disse.

O secretário salienta que todos os estabelecimentos vistoriados hoje foram verificados sobre a documentação de emissão de alvará, apresentação de nota fiscal de compra e venda de materiais, entre outros. "As forças de segurança foram uma peça fundamental na operação considerando uma possível necessidade de apreensão e encaminhamento à 13ª SDP", enfatiza Grokoviski.

Para a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a promoção de ações de fiscalização e de orientação como essa é muito importante para que possamos avançar no combate ao furto e à receptação de fios de cobre e outros itens que, em última instância, acabam servindo como moeda de troca por criminosos. "Além disso, operações como essa também contribuem para inibir atos futuros, uma vez que atinge e interrompe essa cadeia de comércio ilegal, tornado a cidade mais segura para todos", finaliza Tânia.

 

Operação Ferro Velho

- 30 estabelecimentos vistoriados

- 12 notificações Departamento de Alvará

- 4 autos de infração

- 10 notificações por falta de apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

- 8 notificações por falta de alvará para abertura de ferro velho pela Polícia Civil

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP