O gabarito oficial da primeira etapa do concurso destinado ao Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi tornado público nesta segunda-feira (30), em conformidade com o cronograma estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. O resultado preliminar das provas está agendado para ser divulgado no dia 18 de agosto.
A aplicação das provas, que incluiu questões objetivas e discursivas, ocorreu na tarde do último domingo (29), e contou com a participação de cerca de 24 mil candidatos distribuídos em 38 locais de prova em 12 municípios paranaenses. Estão disponíveis um total de 2 mil vagas, com salários iniciais que podem alcançar até R$ 6.101,87.
Os exames foram realizados em diversos locais no Paraná, abrangendo as cidades de Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Paranaguá, Pato Branco, Umuarama e Campo Mourão. Durante a realização das provas, a PMPR atuou de maneira integrada para intensificar o policiamento ostensivo e garantir que a banca examinadora conduzissem o concurso com integridade e segurança, assegurando um ambiente tranquilo para todos os participantes dessa etapa crucial do processo seletivo.
Leia mais: Polícia Civil conclui que morte de bebê em Castro foi por causas naturais
O acesso aos locais de prova foi liberado a partir das 12h, com fechamento dos portões às 12h45. Os candidatos precisaram apresentar um documento de identidade original com foto, o cartão de convocação e uma caneta esferográfica nas cores azul ou preta. Alguns concorrentes foram impedidos de entrar devido a irregularidades, como a falta do documento físico. Além disso, era expressamente proibido o ingresso com documentos digitais, cópias autenticadas, aparelhos eletrônicos ou itens como bonés, chapéus e óculos escuros. O porte de armas também era vedado sob pena de eliminação imediata.
Segundo o coronel Eleandro Azevedo, diretor de Gestão de Pessoas da PMPR, esse concurso representa uma iniciativa significativa do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Segurança Pública para o fortalecimento do efetivo da corporação. “Este processo seletivo permitirá que mais policiais militares estejam em contato direto com a população paranaense, aumentando a eficácia das operações e ações voltadas à segurança pública”, afirmou Azevedo.
Os candidatos que forem aprovados nesta fase ainda deverão passar por avaliações adicionais que incluem exame de capacidade física, avaliação psicológica e exame médico para verificar a sanidade física. Após todas essas etapas, os selecionados serão encaminhados para o Curso de Formação de Praças da PMPR nas regiões escolhidas no ato da inscrição: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa ou Cascavel. Ao término do curso de formação, os novos policiais militares serão distribuídos por todas as regiões do estado do Paraná conforme as necessidades previstas no edital.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Comentar